Paulo Teves destaca importância da música na promoção da língua portuguesa na Diáspora

0
16
DR-GACS

O Diretor Regional das Comunidades salientou, nos Estados Unidos da América, a importância da realização de iniciativas que “congreguem a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo”.

“São inúmeros os artistas que, diariamente, contribuem para a promoção da língua portuguesa, dinamizam o associativismo comunitário e divulgam o nome da nossa Região e do nosso País em diversas partes do mundo”, afirmou Paulo Teves, que falava aos jornalistas à margem da gala dos IPMA – International Portuguese Music Awards, que decorreu ontem na cidade de New Bedford.

Para o Diretor Regional das Comunidades, este tipo de iniciativa constitui “uma forma de reconhecer a presença portuguesa no exterior”, destacando a oriunda do arquipélago dos Açores, e “valorizar a lusofonia”, bem como “uma oportunidade de se conhecer melhor os valores musicais da nossa Região e das nossas Comunidades”, o que tem suscitado o apoio do Governo dos Açores a este projeto iniciado há sete anos, frisou.

Criados em 2013, através de um programa anual de premiação musical que reconhece notáveis da indústria da música, os IPMA têm como objetivo destacar e homenagear artistas lusos e de ascendência portuguesa de vários países.

Durante o espetáculo, que reuniu mais de mil pessoas no Zeiterion Theatre e no qual atuaram diversos músicos e grupos de Portugal, entre os quais a banda açoriana The Code e o emigrante açoriano Nuno Bettencourt, natural da ilha Terceira e guitarrista da banda norte-americana Extreme, foram revelados os diversos vencedores.

Os galardões encontram-se divididos em várias categorias, nomeadamente “Vídeo do ano”, “Música popular”, “Instrumental”, “Fado”, “Pop”, de entre outras, sendo os seus nomeados avaliados por um júri composto por especialistas da área da música, com exceção da categoria People’s Choice Award, cujo vencedor é escolhido pelo público, que este ano recebeu mais de 85 mil votos de 101 países.

O grupo musical da ilha de Santa Maria Ronda da Madrugada foi o único a subir ao palco por duas vezes, para receber os prémios na categoria de música popular e o People’s Choice Award, enquanto que a banda micaelense The Code recebeu o prémio na categoria de melhor vídeo do ano, com a música “Vai”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO