Pela sua Saúde

0
19

A maçã, fonte de saúde?

A produção anual de maçãs, em todo o mundo, é da ordem de 65 milhões de toneladas, sendo a China um dos maiores produtores mundiais. É uma das frutas mais consumidas, logo atrás das bananas e das uvas. A maçã foi uma importante fonte alimentar em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore há mais tempo cultivada pelo homem.

São mais de 7.500 as espécies e variedades de maçãs. Encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que as macieiras não florescem em áreas tropicais, e uma vez que necessitam de um número importante de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. E é devido a essas diferentes variedades (bravo de Esmolfe, golden delicious, granny smith, reineta, starking e outras muito mais), que a maçã é uma fruta que aparece durante todo o ano, não havendo desculpa para que não seja consumida durante as quatro estações do ano.

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, desde que se coma uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para o emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

A grande força da maçã vem da sua capacidade energética, que provém da frutose e de glúcidos que o organismo assimila lentamente, o que a torna o fruto perfeito para os desportistas. Além disso, produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. Ela actua da seguinte maneira: durante a digestão absorve a água e durante a eliminação ela liberta esta água que ficou armazenada não deixando, assim, que as fezes sequem, causando problemas posteriores como a prisão de ventre.

A maçã possui as seguintes vitaminas: C, B1, B2, PP, B6, B9, provitamina A (beta-caroteno) e Vitamina E, e também contém sais minerais como Fósforo e Ferro.

Dizem os ingleses “one apple a day, keeps the doctor away” o que, traduzido à letra, significa “uma maçã cada dia, afasta-nos do médico”. Mas não nos devemos ficar só por aqui. A meta será comer entre 3 a 5 peças de fruta por dia, cada dia. A saúde plena?

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!