Piscina de Adultos da freguesia de Castelo Branco já está em funcionamento

0
7

A junta de freguesia de Castelo Branco, no âmbito do programa da já tradicional festa de São Pedro inaugurou, na tarde de ontem, a piscina de adultos, um projeto há muito ambicionado pela freguesia.

A conclusão da obra da piscina de adultos vem terminar o projeto de reordenamento daquela zona balnear que a junta tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos tempos e que incluiu a construção da piscina de crianças a funcionar há já alguns anos.

De acordo com Luís Botelho, presidente da junta de freguesia de Castelo Branco, “este foi um projeto que a junta tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos e que finalmente em 2013 conseguiu chegar à sua fase final de concretização e disponibilização ao público”, disse.

Para Botelho este foi um projeto de difícil execução, tendo em conta a conjuntura, mas ao qual a junta não baixou os braços e canalizou todo o esforço para conseguir concretizar. “Como podem imaginar e nos tempos que correm este foi um projecto de difícil execução demasiado longo para muitos que ambicionavam”.

O presidente, disse ainda que “ao longo dos 12 anos de mandato, a junta tem para nosso regozijo e para alegria da freguesia certamente, conseguido levar a efeito uma série de projetos que consideramos importantes para a nossa freguesia”.

Por outro lado, Botelho afirmou que este projeto só foi possível graças ao protocolo de Delegação de Competências da Câmara Municipal da Horta (CMH), “que ao longo dos anos tem permitido que nós façamos estas obras e também do Governo Regional, que há cerca de dois três anos celebrou connosco um protocolo”.

Segundo Luís Botelho, esta obra ainda não se encontra totalmente acabada, na medida em que se integra num projeto mais abrangente que a Junta de Freguesia tem para toda aquela zona balnear e espaço envolvente. “No mês de maio, apresentamos à ADELIAÇOR uma candidatura  que engloba a reformulação de toda esta zona, nomeadamente a substituição de mesas, de bancos,  a própria remodelação dos balneários, a criação de acessibilidades para deficientes, através da instalação de uma plataforma vertical, e depois de uma grua nas proximidades da piscina”, revelou Botelho, referindo que  espera “que esta candidatura seja aprovada por parte da ADELIAÇOR, porque trará uma maior dignificação a este espaço”, terminou.

José Leonardo Silva, Vice-Presidente da CMH disse na ocasião que o município tem tido uma preocupação com estas zonas, “já recuperamos outras zonas idênticas noutras freguesias, e de facto, a criação desta uma piscina é uma mais valia para a freguesia”.

Quanto ao apoios da ADELIAÇOR José Leonardo, referiu que “a ADELIAÇOR também, tem tido um papel importante no desenvolvimento rural das nossas freguesias e quer continuará a ter. Existem as candidaturas, vamos analisar no sentido de dotar a freguesia de Castelo Branco de infraestruturas importantes para o seu desenvolvimento” disse.

José Leonardo reforçou, ainda, que a CMH têm feiro ao longo dos últimos anos uma grande aposta através dos protocolos de delegações de Competências nas juntas de freguesia revelando que neste mandato só na freguesia de Castelo Branco, já transferiu um valor superior a 230 mil euros, valor esse que no seu entender “tem potenciado e desenvolvido a freguesia”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO