PORTOS DOS AÇORES, S.A. FORUM DA IGUALDADE DE GÊNERO

0
29
DR

A Portos dos Açores SA, acolhe em Ponta Delgada, na próxima semana, a 30ª Reunião Plenária do Fórum iGen. Na segunda-feira, 18 de novembro, pelo Pavilhão do Mar, passarão vários testemunhos sobre o trabalho de mulheres em profissões ligadas à Economia do Mar.
Integrado nas questões de igualdade do género e conciliação vida familiar e vida profissional, a Portos dos Açores, S.A. (PA) juntou-se em 2016, a convite da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), ao Fórum Organizações para a Igualdade (iGen), criado em 2013 e composto por 68 organizações, nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social, que operam em Portugal e representam, no seu conjunto, cerca de 2% do PIB português. Os membros do iGen assumiram o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.

No âmbito deste compromisso, a Portos dos Açores irá acolher a 30ª reunião plenária, 1ª nos Açores, subordinada ao tema Igualdade de Género nos setores da Economia do Mar.
Pretendemos aproveitar a ocasião para abrir esta reunião plenária aos trabalhadores e às
trabalhadoras da PA bem como a organizações convidadas, dando assim um contributo para a promoção da temática da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional.

Paralelamente, irá decorrer uma sensibilização sobre a igualdade de género e cidadania junto do público mais jovem através de uma palestra complementando com relatos de mulheres que irão falar das suas profissões ligadas ao mar com o objetivo de levar as crianças e jovens a refletirem sobre a não discriminação de género no trabalho, emprego e na formação. Para o efeito, foram convidadas 5 turmas dos quintos aos nonos anos de duas escolas do centro de Ponta Delgada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO