PRIORIZAÇÃO DE TESTES DA COVID-19 NOS LARES DE IDOSOS DA REGIÃO

0
9

No quadro do combate à pandemia da COVID-19, a administração pública regional procura adequar os meios existentes e corresponder com as respostas necessárias ao combate e mitigação das consequências da epidemia.

 

A administração pública regional na área da solidariedade social e as autarquias locais têm procurado responder às necessidades dos mais vulneráveis e mais desprotegidos, nomeadamente da nossa população mais idosa, através de linhas de apoio telefónico e serviços de cuidados de proximidade que são fundamentais para corresponder de forma mais eficaz à contenção da epidemia neste grupo de risco.

 

Entendemos, contudo, que é preciso reforçar as medidas de proteção deste grupo de risco nos lares de idosos da Região Autónoma dos Açores. 

 

Neste sentido, o CDS considera necessário priorizar a realização de testes no universo dos utentes dos lares de idosos existentes, bem como nas novas admissões e nos casos em que os utentes transitam dos cuidados hospitalares. 

 

Trata-se de uma medida que consideramos essencial para uma melhor prevenção epidemiológica e para uma melhor e indispensável proteção dos utentes e profissionais, bem como para o reforço da confiança dos utentes, das famílias e dos Açorianos, no combate que estamos a travar.

 

Estamos certos de que esta medida contribuirá para melhorar as medidas já implementadas e respondermos de forma mais eficaz no combate à propagação da epidemia da COVID-19 na Região Autónoma dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO