Profissões: José Armando Luís foi padeiro durante 56 anos

0
393
blank

José Armando da Silva Luís nasceu na freguesia da Feteira, em 1952. Começou a trabalhar como padeiro com 14 anos, e durante 56 exerceu essa profissão.
Com 16 anos fez as suas primeiras massas de pão, e o gosto pelo ofício,
acompanhado da vontade de aprender, levaram-no ao continente português, onde, para além de se aperfeiçoar na panificação, aprendeu pastelaria.

Ao Tribuna das Ilhas, José Armando reconhece que a vida de padeiro “não é nada fácil”, mas confessa que estes 56 anos de ofício foram para si “maravilhosos”, apontando que é do momento de cozer o pão com os seus colegas que tem mais saudades.

O pão é um dos alimentos mais antigos, que tem acompanhado a evolução da Humanidade. Parte integrante da gastronomia, é considerado uma iguaria muito apreciada e consumida em todo o mundo, seja com manteiga, queijo, fiambre, doces, enchidos, etc. É ainda utilizado na preparação de diversos pratos ou simplesmente no acompanhamento das refeições. Quem não gosta de comer um pão quentinho ou de o molhar na comida?
Ora, sendo o pão milenar, a profissão de padeiro também o é. Esta é uma atividade exigente, que requer gosto e dedicação, pois obriga a trabalhar de noite, ou a acordar de madrugada, para que o pão esteja pronto a ser vendido logo pela manhã.

Foi precisamente essa paixão pela profissão que sentimos logo nos primeiros minutos de conversa com José Armando Luís, padeiro durante 56 anos.

Com humildade, conta à nossa reportagem que começou a trabalhar numa padaria pouco depois de acabar a quarta classe. Sem possibilidade de prosseguir estudos, José Armando falou com o seu cunhado que trabalhava nessa padaria sobre a possibilidade de também ele ir trabalhar para lá. Juntos, falaram com o patrão, “na altura o senhor Marçal Marques Correia, mais conhecido pelo tio do Dr. Jorge Gonçalves”, lembra. Começou a trabalhar com ele aos 14 anos. Na altura, ajudava apenas na confeção do pão.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

blank blank