Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores chegou a cerca de 1.000 alunos no ano letivo 2018/2019

0
10
DR

A Diretora Regional da Energia revelou hoje que o Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores, que, “de forma lúdica, descontraída e cativante, alerta os mais novos para a temática da energia”, já chegou a cerca de 1.000 alunos açorianos, através de mais de 50 sessões realizadas no ano letivo 2018/2019.

“Este recurso educativo inovador nos Açores, do qual resulta uma atividade designada ‘Dreni’, cujo primeiro suplemento lançámos em fevereiro deste ano, surgiu da necessidade de se criar um programa que transmita aos mais novos a importância da energia no âmbito das alterações climáticas e a forma como, nos Açores, estamos a combater os seus efeitos com o crescente uso de recursos naturais, tais como o vento, a água e o calor geotérmico, para produção de energia limpa”, afirmou Andreia Carreiro.

Nesse sentido, referiu que este projeto, desenvolvido pela Direção Regional da Energia em conjunto com a Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação, “é constituído por três suplementos que, através de desenhos animados e fichas de atividades didáticas e interativas, aprofundam temas relacionados com a eficiência energética, as fontes de energia renováveis nos Açores e a mobilidade elétrica”.

A Diretora Regional falava no âmbito da apresentação do Suplemento III do Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores, dedicado à Mobilidade Elétrica, aos alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, uma sessão que contou também com a participação do Diretor Regional da Educação, Rodrigo Reis.

A ‘Dreni’ faz parte do pacote de ofertas educativas, na tipologia de atividades ‘O Parque vai à Escola’, estando disponível para implementação em todas as escolas da Região com educação pré-escolar e 1.º Ciclo.

Para agendamento e realização da atividade nestas turmas, os educadores e professores interessados devem contactar com a Ecoteca da sua ilha.

Podem também descarregar os recursos educativos acedendo ao portal Educar para o Ambiente e Sustentabilidade, no endereço eletrónico http://educarparaoambiente.azores.gov.pt/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO