Projecto Limpar Portugal mobiliza faialenses para tornar a Ilha Azul mais limpa

0
27

Será que o leitor já pensou no que vai fazer na manhã do próximo sábado, dia 20 de Março? Possivelmente, aproveitará para dormir até mais tarde, ou para dar um jeito à casa. Talvez lavar o carro, aparar a relva, ou dar um passeio. E se, em vez de pôr o sono, a casa, o carro, o jardim ou as ideias em ordem, aproveitasse para dar uma mãozinha a pôr o Faial em ordem, pelo menos no que diz respeito ao lixo? Parece um projecto ambicioso, mas não para dezenas de voluntários que puseram o Faial no mapa do projecto nacional Limpar Portugal, e no dia 20 de Março deitam mãos à obra para fazer da nossa ilha uma ilha mais limpa.

Tribuna das Ilhas esteve à conversa com Rosa Dart, coordenadora geral do projecto na ilha do Faial.

 O projecto Limpar Portugal nasce a partir do exemplo da Estónia, onde, em 2008, um grupo de voluntários achou que podia limpar o país num dia. Da ideia à acção foi um pulo, e a iniciativa dos estonianos inspirou um grupo de portugueses, que deu o pontapé de saída para um movimento destinado a deixar Portugal mais limpo. Num efeito bola de neve, este movimento cívico, assente apenas numa lógica de voluntariado, foi crescendo até reunir milhares de pessoas em todo o país.

Como explicou Rosa Dart ao Tribuna das Ilhas, o Faial não foi excepção. Foi criado online um grupo no âmbito do projecto, que começou a reunir inscrições de várias pessoas. “No final do ano passado houve uma primeira reunião onde começámos a pôr questões, a delinear estratégias e a distribuir tarefas”, explica Rosa.

A coordenadora salienta que a participação neste projecto não é exclusiva às pessoas que se inscreveram no grupo; antes pelo contrário: “Podem participar todos os que assim o desejarem”, frisa. Até ao momento, Rosa Dart considera que tem sido feito um bom trabalho no que diz respeito à sensibilização da população faialense, e mostra-se satisfeita com o interesse que esta tem demonstrado pelo projecto, que a leva a estar optimista em relação à mobilização dos faialenses para o próximo sábado, dia 20 de Março.

 

Leia o resto desta reportagem na edição impressa do Tribuna das Ilhas de 12 de Março de 2010

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!