Projeto ‘Refugees Welcome: when numbers become faces’

0
5
DR

Entidade organizadora :  Stadtisches Werner von Siemens Gymnasium, Alemanha
Parceiros: de Portugal, Grécia, Itália e Turquia

O projeto que se iniciou neste ano formativo é, sobretudo, de índole social, centrando a sua temática nos refugiados e imigrantes. Procura alertar para o facto de que todos merecem viver a sua vida de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este assunto assume particular importância se tivermos em consideração que mais de 2,7 milhões de pessoas se registaram como refugiados desde que se manifestaram contra as políticas do Presidente Bashar al-Assad, a partir de março de 2011, devendo ainda existir um número incerto de refugiados que não efetuaram qualquer registo. Esta problemática é considerada um dos maiores problemas sociais da atualidade.

O projeto tem por objetivo mostrar o nosso respeito por estas pessoas que vivem no mesmo mundo em que nós vivemos. Não deverá ser encarado como caridade mas sim como responsabilidade. Naturalmente que o objetivo do projeto não é resolver o problema dos refugiados / imigrantes mas, como instituições ligadas ao ramo da educação, pretendemos promover a aceitação social e dar uma maior motivação e esperança para um futuro melhor.

A Escola Profissional da Horta é o estabelecimento de ensino que representa Portugal no projeto. Na primeira reunião transnacional, realizada em Munique no mês de novembro, a nossa escola fez-se representar pela Diretora de Serviços Administrativos e Financeiros, Célia Pereira e pela responsável da Instituição Oceans-on, Carla Gomes, parceira da escola neste projeto. As atividades do projeto começam a ser realizadas no mês de janeiro.

 

DR

DR

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO