PS/Açores quer deputados regionais e acompanhar recuperação dos estragos do Furacão Lorenzo e para aprovar legislação necessária

0
4
DR

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César, anunciou esta segunda-feira que estão disponíveis para aprovar a criação de um Grupo de Trabalho que acompanhe o processo de recuperação dos estragos provocados pela passagem do Furacão Lorenzo, mas defende que o âmbito de intervenção deve ser alargado a outras ilhas. Francisco César anunciou ainda que o GPPS quer que a Comissão de Economia comece já a visitar as zonas mais afetadas e a ouvir os agentes locais e garantiu que o PS/Açores está disponível para aprovar com celeridade toda a legislação necessária para facilitar a recuperação.

Francisco César anunciou as iniciativas durante uma visita ao Porto das Lajes das Flores, no âmbito de um conjunto de auscultações que os deputados do PS/Açores estão a realizar na ilha, por causa dos prejuízos resultantes da passagem do furacão Lorenzo: “Viemos verificar in loco os estragos impressionantes que temos neste Porto. Viemos auscultar a população, perceber quais são as suas dificuldades e depois transmitir essas informações e a posição que temos aos membros do Governo, durante a discussão que vamos ter nas jornadas parlamentares sobre o Plano e Orçamento”

Para o líder da bancada socialista “o trabalho de um Grupo Parlamentar também deve ser o de acompanhar os trabalhos de recuperação e reconstrução que estão a ser feitos, bem como verificar no terreno os problemas que têm surgido”.

Francisco César, no entanto, defende “que este é um assunto que deve que ultrapassa fronteiras partidárias e em que devem todos trabalhar juntos no sentido de, na medida das nossas possibilidades, colaborar e ajudar as populações que foram afetadas”. O líder da bancada socialista informou que esteve em conversações com o Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP: “para manifestar a nossa disponibilidade para subscrever o requerimento entregue na ALRAA”, que visa a criação de um Grupo de Trabalho. No entanto, Francisco César sugeriu que o “âmbito de trabalho desse grupo deve ser alargado às outras ilhas que também foram afetadas.

Ainda durante a visita, o líder parlamentar adiantou que foi entregue uma proposta para que a Comissão de Economia comece, “com urgência, a visitar os locais afetados, a auscultar a população e a perceber, junto do Governo dos Açores, o que está a ser feito e o que vai ser feito”. Francisco César também garantiu que o PS/Açores está disponível para aprovar todo o tipo de legislação necessária para que o processo longo que ainda temos pela frente seja mais facilitado”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO