PS Açores quer que Governo Regional revele aos deputados Programa Anual de Deslocações de Profissionais de Saúde 2022

0
31
blank
Joana Pombo PS/Açores

Joana Pombo, deputada do Partido Socialista dos Açores, requereu esta quinta-feira ao Governo Regional o mapa com as deslocações de profissionais de saúde em 2021, bem como, o programa anual de deslocações de profissionais de saúde para 2022, homologado pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto.

O Programa Anual de Deslocações de Profissionais de Saúde, iniciado em 2018, pelo Governo do PS, tinha como objetivo integrar num único diploma os regimes da deslocação de doentes e especialistas, assim como, o reforço das consultas em telemedicina ao nível das consultas de acompanhamento. “Este programa permite garantir aos açorianos melhores respostas nesta área”, explica Joana Pombo.

A deputada socialista considera que “é fundamental que os deputados tenham acesso a esta informação” já que “é também por esta via que nos podemos certificar que os utentes e profissionais do Serviço Regional de Saúde estão a ser devidamente acompanhados”.

Segundo explica Joana Pombo, as unidades de saúde de destino têm até 31 de outubro, considerando a sua disponibilidade orçamental, para remeter um mapa com a previsão das necessidades de deslocação de profissionais de saúde para o ano seguinte e, por sua vez, as unidades de saúde de origem comunicam ao Governo Regional e às unidades de saúde de destino, até 15 de dezembro, a sua disponibilidade para, no ano seguinte, deslocarem os seus profissionais de saúde.