PSD/Açores destaca atuação pronta do Governo para avaliar origem de alga invasora

0
23
blank

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou a prontidão com que o Governo Regional atuou para avaliar a origem da alga invasora que “infelizmente tem afetado algumas ilhas do arquipélago e constitui uma constante preocupação”, referiu.

A social-democrata salientou, no âmbito da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que embora haja “consciencialização do impacto negativo em termos ambientais, de saúde pública, estéticos e turísticos, causado pelo arrojamento massivo de algas invasoras, urge intensificar as medidas preventivas, para controlo ou mesmo erradicação populacional da alga em algumas zonas específicas”, disse.

Salomé Matos advertiu que “a alga invasora está a comprometer a biodiversidade dos ecossistemas marinhos dos Açores, depois de terem sido detetadas pela primeira vez em 2019 na costa sul de São Miguel”, daí a importância “de se avançar o quanto antes para um estudo, como o Governo Regional anunciou recentemente”, alertou a deputada.

Com efeito, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assegurou, na passada semana, a realização de um estudo para avaliar a origem da alga invasora e analisar o seu potencial económico e valorização, ação a desenvolver pela Universidade dos Açores, orçada em 200 mil euros.

O protocolo foi inclusivamente assinado entre o Governo da Coligação (PSD, CDS/PP e PPM) e o Fundo Ambiental. Entretanto, já se iniciaram trabalhos de limpeza para se perceber como a alga invasora prolifera, até por razões de saúde pública, assegurou a tutela.