PSD defende reforço nas medidas de apoio por via do surto de Covid-19

0
13
DR

O deputado do PSD/Açores, António Pedroso, defendeu hoje um reforço nas medidas de apoio ao Turismo na Região, por via da pandemia mundial de Covid-19, frisando que “o que foi anunciado é claramente insuficiente face à gravidade da situação”, alertou.

 

Intervindo na Comissão de Economia da ALRAA, o social democrata mostrou “uma grande preocupação quanto às medidas em vigor que, se não forem reforçadas com urgência levarão a que muitas empresas e empresários em nome individual caiam na falência”, adiantou.

 

Segundo declarou, “o Governo Regional revelou, até agora, uma enorme  ausência de planeamento, e mesmo falta de capacidade, relativamente ao futuro e aos hipotéticos cenários, todos eles preocupantes, que se aproximam”, disse.

 

António Pedroso lembrou que o setor do Turismo “foi a principal alavanca para a saída da crise anterior (2011-2014), com uma viragem resultante da alteração das obrigações de serviço público de transporte aéreo de passageiros com o continente, promovida em 2015, pelo então governo PSD/CDS”.

 

“Pelo que o setor tem, necessariamente, de ser fortemente apoiado nesta fase, quando não, dificilmente vamos ter condições para voltar a ter sucesso no período pós-crise”, afirmou o deputado.

 

Segundo o parlamentar, “foi quase exclusivamente este setor [Turismo] que, de forma direta e indireta, criou emprego nos Açores nos últimos anos. pelo que é fundamental manter as empresas, como meio de preservar esses postos de trabalho”, afirmou.

 

Na audição desta manhã, António Pedroso alertou igualmente a Secretária Regional Marta Guerreiro para a necessidade de garantir “que os apoios existentes, para lá de reforçados, possam abranger todo o setor do Turismo, independentemente de se tratar de empresas ou empresários em nome individual, como o caso da maioria das unidades de Alojamento Local. Tanto mais que estas não foram contempladas com qualquer apoio ao investimento no atual Quadro Comunitário 2014-2020, sendo ainda o único rendimento de centenas de açorianos”, considerou.

 

Para o deputado do PSD/Açores é também urgente iniciar “a avaliação do período pós pandemia, preparando um plano que permita o novo posicionamento dos Açores no Turismo. Têm de ser ajustadas e reforçadas as verbas do orçamento da Região ao todo do seu Plano de Promoção face a uma nova realidade, bem como revisão deve ser suspensa e reavaliada a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da RAA (POOTRA)”, defendeu.

 

António Pedroso questionou ainda a Secretária Regional sobre se tem mantido “contatos permanentes com as principais companhias aéreas que operam na Região, pois serão elas instrumentos fundamentais para a retoma no período pós-pandemia”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO