PSD quer “mais especialistas na ortopedia da Horta”

0
28

O PSD/Açores quer saber se o governo regional "está a par das inúmeras dificuldades por que passa o serviço de ortopedia do hospital da Horta, sobre o qual vai havendo várias reclamações, nomeadamente devido à falta de capacidade de resposta, que leva a cancelamentos e adiamentos de consultas e cirurgias em cada vez em maior número", disse o deputado Luís Garcia.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os social-democratas questionam a tutela sobre "as consequências, para os utentes do hospital, da diminuição no número de especialistas daquele serviço nos últimos meses – houve uma redução de três médicos ortopedistas permanentes para apenas um -, pois essa situação tem feito crescer a respectiva lista de espera", afirma o parlamentar.

Assim, Luís Garcia explica que "o governo deve divulgar a dimensão dessa lista de espera, que sabemos ser extensa, bem como assumir ou não se vai reforçar aquele serviço, pois só assim será possível manter a qualidade e a regularidade do trabalho prestado. Impõe-se ter, pelo menos, dois especialistas com carácter permanente, pois é impossível manter essa qualidade com apenas um médico ortopedista. O governo tem de dizer se vai fazer esse reforço", avança o deputado.

"Para além da ortopedia, queremos saber que outras especialidades do hospital da Horta têm apenas um especialista residente, pois o problema pode estender-se a outras áreas e são necessárias soluções a curto prazo, assim como avaliar se é preferível contratar especialistas residentes ou deslocar médicos ao Faial", sublinha o social-democrata.

"A tutela deve esclarecer também quais são os custos de cada uma destas soluções, pois pode haver a hipótese de deslocar as doentes para, por exemplo, se efectuarem cirurgias noutras instituições. Há uma limitação de recursos que está a criar problemas, e deve haver um procedimento e um esclarecimento cabal sobre os mesmos", conclui Luís Garcia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!