CMH apoia em 5 mil euros Centro Comunitário dos Flamengos

0
13

 

As futuras instalações do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo dos Flamengos foram o espaço escolhido para a assinatura de um protocolo de cooperação financeira entre a Câmara Municipal da Horta e a direcção do Centro, no valor de 5mil euros.

A assinatura do protocolo entre estas duas entidades decorreu na manhã de terça-feira e, conforme adiantou Carlos Rita, presidente da Direcção do Centro Comunitário do Vale, vai servir para revestir de pedra calcário e basalto os exteriores do edifício que, deve abrir ao público ainda este ano.

O protocolo agora assinado, no valor global de 5 mil euros, tem por objectivo apoiar os arranjos exteriores daquela infra-estrutura, que, tem capacidade para receber, permanentemente, isto é, durante a noite, nove utentes.

O Centro Comunitário do Divino Espírito Santo da Freguesia dos Flamengos vai possuir o primeiro centro de noite dos Açores, com capacidade para albergar 8 pessoas. Trata-se de um projecto que visa combater o desenraizamento dos idosos dos seus núcleos populacionais de origem e que tem ainda por objectivo, estender as suas infra-estruturas a centro de dia, creche e atl, destinado à primeira infância, num esforço de concentração e valorização inter-geracional.

Recorde-se que em Maio deste ano a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques e a Directora Regional da tutela, Paula Ramos estiveram no Faial a visitar o Centro e anunciaram a sua abertura ainda durante o verão.

O Centro de Noite dos Flamengos representa um investimento governamental da ordem dos 322.000 euros.

 

“NOVOS DESAFIOS” 

A Freguesia dos Flamengos vai receber, ainda este ano, o projecto de formação e de desenvolvimento comunitário “Novos Desafios” da responsabilidade da Câmara Municipal da Horta. O anúncio foi feito pelo Vice-Presidente da autarquia, também responsável pela Acção Social do Município, no acto de assinatura de um protocolo de cooperação financeira com o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo.

No decorrer da cerimónia, José Leonardo Silva, Vice-Presidente da Câmara, relevou a importância da implementação, ainda este ano, dos “Novos Desafios” na Freguesia dos Flamengos e da Feteira, tendo em vista que se trata de um projecto que procura estimular as comunidades e as suas colectividades a criarem dinâmicas que dêem resposta a problemas sociais emergentes.

Nessa medida, os “Novos Desafios” estimula “formas de intervenção activa, junto da comunidade e a rentabilização das respostas sociais já existentes. É por isso que, acrescentou, faz todo o sentido que projectos desta envergadura se realizem em freguesias onde existem estruturas sociais com capacidade para os dinamizar, de que é exemplo o próprio Centro Comunitário do Divino Espírito Santo.

Por outro lado, salientou, a implementação dos “Novos Desafios” é uma resposta natural ao projecto “Faial Solidário” lançado também pela Acção Social da Câmara Municipal da Horta e ainda em curso, que tem por objectivo principal estimular o surgimento de voluntariado nas instituições sociais da ilha do Faial.

Os “Novos Desafios” têm por objectivos a promoção de contextos de formação aos cidadãos, em especial os mais desfavorecidos e vulneráveis, proporcionando a inserção social e o encontro de diferentes gerações, culturas e estratos sociais, através da promoção de competências e da formação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO