Reforço do associativimo na diáspora passa por mapeamento dos Açorianos no mundo

0
9
DR

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, no Porto, que o mapeamento dos Açorianos espalhados pelo mundo vai contribuir para “um maior reforço do associativismo comunitário da Diáspora”.

“Quanto maior for a participação no registo do Povo Açoriano, maior será o seu envolvimento, não apenas na permanente ligação que se deseja com as nove ilhas, mas também com as inúmeras associações de origem açoriana que promovem a nossa identidade e a nossa Região”, salientou Paulo Teves que falava sábado na apresentação do site ‘Açorianos no Mundo’, na Casa dos Açores do Norte.

“É importante que haja por parte das organizações da Diáspora açoriana uma mobilização no registo dos Açorianos na plataforma”, frisou o Diretor Regional.

Para Paulo Teves, esta nova plataforma “contribuirá para uma aproximação do Povo Açoriano e para um maior conhecimento da sua representatividade no mundo”, acrescentando que se vive “um momento de aprofundamento do relacionamento da Diáspora com os Açores, em diversas áreas”.

Com a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2019/A, foi criado o Conselho da Diáspora Açoriana (CDA), que será constituído, para além de outros membros, por conselheiros representantes das diversas áreas geográficas da Diáspora açoriana, num total de 19, nomeadamente um representante da Bermuda, cinco dos EUA, cinco do Canadá, cinco do Brasil, um do Uruguai, um do território nacional fora da Região Autónoma dos Açores e outro do resto do mundo.

O site https://acorianosnomundo.azores.gov.pt permite o registo de todos os Açorianos por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto) ou que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, residentes fora do arquipélago dos Açores.

É, de igual modo, apenas através deste site que se votará na escolha dos diversos conselheiros, após um período de apresentação de candidaturas de quem desejar concorrer pela sua área de residência.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO