RTP Açores vai ter novo espaço na ilha do Faial

0
28

A Câmara Municipal da Horta e Rádio Televisão Portuguesa (RTP) assinaram, no passado dia 4 de maio, um protocolo de cooperação que visa ceder o primeiro piso da antiga Escola Coronel Silva Leal para futuras instalações da delegação da RTP e RDP Açores na ilha do Faial.

A cerimónia teve lugar nos Paços do Concelho da Horta onde esteve presente Cristina Vaz Tomé, vogal do Concelho de Administração da RTP, para a respetiva assinatura do protocolo, que é valido por 20 anos.

Num futuro próximo espera-se que a delegação da RTP e RDP na ilha do Faial se mude para as novas instalações que vão sofrer obras no sentido de adequar o piso às necessidades da RTP. As obras estão previstas ter início em setembro ou outubro deste ano, e a mudança definitiva está prevista para janeiro de 2017.

José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, afirmou que “estamos a dar o primeiro passo para melhorar as condições de trabalho da RTP no Faial”, o autarca sublinhou que este é o primeiro passo porque “este processo já teve algumas vicissitudes, avanços e recuos”. O processo de mudança de instalações da RTP no Faial já se arrasta há algum tempo, e já foram assinados vários protocolos, o último visava a mudança da RTP e RDP para o Centro Associativo Manuel de Arriaga, o que não chegou a acontecer. José Leonardo avançou, com certeza, de que agora não vão haver recuos.

O autarca referiu que o objetivo é “termos uma televisão nacional, e neste caso dos Açores, que promova os Açores, as nossas ilhas, e que seja um fator de união”. José Leonardo espera que com esta melhoria substancial se consiga desenvolver um melhor serviço, o autarca considera que quando se melhoram as condições de trabalho também se melhora a produção.

A vogal do Concelho de Administração Cristina Vaz Tomé congratulou-se com assinatura deste protocolo e que vai permitir que o “objetivo que a RTP está a prosseguir com o Centro Regional dos Açores de concretize”, e salientou “hoje concretiza-se mais um dos pilares da requalificação do Centro, aqui na Horta”.

O novo espaço vai ser adequado às novas necessidades das RTP, nomeadamente tecnológica, a vogal da administração revelou que “atrás desta tecnologia virá formação para os quadros do Centro Regional, nomeadamente da delegação da Horta” para que a equipa se adeque aos novos processos de trabalho, Cristina Vaz Tomé esclareceu que de momento não vão ser necessárias contratações de pessoal.

Os próximos passos na Delegação da Horta da RTP e RDP serão o lançamento do concurso para a remodelação do novo espaço. Cristina Tomé garantiu que os concursos para projetista e empreiteiro da obra vão ser lançados na ilha do Faial, e posteriormente para aquisição de material técnico, recorrendo às empresas locais e desenvolvendo a economia local, num projeto que deverá rondar os 350 mil euros

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!