Rui Bettencourt reitera posição açoriana junto do Diretor Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia

0
13
DR

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reafirmou, em Saint Martin, a posição açoriana relativamente ao Quadro Financeiro Plurianual e as suas preocupações enquanto Região Ultraperiférica da União Europeia.

Rui Bettencourt, que falava sexta-feira, no final de um encontro com o Diretor Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, Marc Lemaître, à margem da 24.ª Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, salientou que a ideia central desta reunião foi “transmitir a realidade açoriana de hoje” e “como se insere essa realidade, quer nas Ultraperiféricas, quer naquilo que a Comissão desejaria para o desenvolvimento açoriano”.

“Está em causa aqui uma sensibilização, uma explicação com caráter pedagógico daquilo que são os Açores, da realidade açoriana e daquilo que os Açores pretendem e como os Açores desejam desenvolver-se, integrados numa lógica de desenvolvimento comunitário de grande coesão e de convergência com o todo europeu”, afirmou o governante.

O Secretário Regional deu a conhecer a Marc Lemaître os desafios com que os Açores se confrontam, em particular os que dizem respeito aos transportes e a projetos de desenvolvimento, percorrendo a realidade de cada ilha e também a realidade global dos Açores, enquanto arquipélago e enquanto Região Ultraperiférica.

Na ocasião, o titular da pasta das Relações Externas convidou Marc Lemaitre a visitar os Açores “e ver ‘in loco’ a sua realidade”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO