SANTA CATARINA COM RESULTADOS DE EXPLORAÇÃO POSITIVOS

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A Santa Catarina vai encerrar o exercício económico de 2019 com resultados de
exploração positivos. O EBITDA será positivo pela primeira vez, num valor superior a
60 mil euros. Estes resultados são um desígnio que há muito se ambicionava nesta
empresa e devem-se ao bom desempenho e constante evolução da sua produção e
vendas, onde o trabalho comercial na afirmação desta empresa no mercado doméstico
e internacional começa a obter resultados.

Os trabalhadores da empresa estão de parabéns, pois ao fim de alguns anos, com
muito esforço, conseguiram provar que a sua fábrica de conservas, na ilha de São Jorge,
é viável, dando assim, resposta positiva ao desafio que em 2009 a RAA lhes lançou de
salvar esta empresa da falência.

Com um volume de negócios que estabilizou em aproximadamente 8 milhões de
euros, entre 2018/9, após um crescimento desde 2015, a empresa está agora a
preparar-se para crescer novamente e atingir os 9 milhões de euros de faturação,
dando assim continuidade ao seu trabalho de afirmação e sustentabilidade.

A Santa Catarina é já uma referência nas exportações de bens transacionáveis da
RAA e está em mercados tradicionais como Itália e EUA, mas também, no Reino Unido,
França, Dinamarca, Suíça, Canadá, entre outros. Este mês de fevereiro, inicia mais uma
parceria com a cadeia internacional Lidl, para venda da marca Santa Catarina na rede
de supermercados da Alemanha e Grécia, e nos próximos meses na Bélgica e Chipre. A
marca Santa Catarina está na cadeia HEB, nos EUA, e aumentou em 2019 o seu
portefólio de referências à venda nesta cadeia de 350 lojas, com sede no estado do
Texas. Ainda no primeiro semestre de 2020, irá entrar na maior cadeia de produtos Bio
do mercado francês (a rede de supermercados BIOCOOP com 500 lojas em França),
numa pareceria com a “Fish 4 Ever”. Esta permanente procura por novos mercados e
novos negócios, a par da evolução da produtividade, tem sido fundamental para a
viabilização da fábrica jorgense.

As conservas são o bem mais exportado pela RAA, e o papel da Santa Catarina
tem sido decisivo para a descoberta de novos mercados e desenvolvimento de novos
produtos, afirmando-se como uma das marcas açorianas que mais presença possui nos
mercados externos, e é já uma referência nacional das conservas portuguesas.Para alcançar estes objetivos a empresa possui diversas certificações, entre elas
a certificação IFS Food Version 6.1, que foi revalidada em 2019 com high level, 97,26%
de classificação. Esta certificação, na indústria alimentar, é um dos mais altos
referenciais de qualidade internacional e representa, para uma fábrica sedeada em São
Jorge, uma evolução imensa em termos de qualidade e exigência. Obriga ao
permanente investimento na fábrica, em manutenção, cultura organizacional de
qualidade e melhoria das condições de trabalho, mas, sobretudo, um esforço acrescido
dos seus colaboradores, aos quais, a administração lhes reconhece o empenho, a
dedicação, e muitas horas de formação.

Em 2020 a Santa Catarina comemora os seus 25 anos da data de fundação da
sociedade e registo da marca e, para tal, será lançada uma edição especial limitada
comemorativa. Ainda no primeiro trimestre será apresentada e lançada a marca
“Mestre Saul”, uma marca premium, que só comercializará o produto de superior
qualidade, o filete em azeite. Esta marca será também uma homenagem a um homem,
Saúl Casimiro, que desde a década de cinquenta do século passado trabalhou com os
jorgenses para que hoje se fabriquem, nesta ilha, uma das melhores conservas de atum
do mundo.

A administração da Santa Catarina agradece a todos os colaboradores, parceiros
e acionista a confiança e apoio para o difícil e longo caminho que até aqui foi
percorrido.

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