São Roque do Pico adere à rede de municípios saudáveis

0
28
DR/CMSRP
DR/CMSRP

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) aprovou no dia de hoje, por unanimidade, a adesão do Município de São Roque do Pico como parceiro.

São Roque do Pico é, assim, o quarto Município dos Açores a integrar a Rede, a par da Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada, numa lista de 61 associados a nível nacional.

O trabalho em parceria com os municípios da Rede é encarado pela Câmara de São Roque do Pico como uma mais-valia para as diferentes ações que têm sido desenvolvidas e formaliza o compromisso de colocar a saúde e o bem-estar dos cidadãos no centro das decisões.

Mark Silveira, Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, entende que a adesão à Rede reflete o trabalho desenvolvido na promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, que pode melhorar com a futura troca de experiências: “Ao integrarmos esta Rede assumimos o desejo de reforçar e ampliar o projeto de proximidade à população, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar e no centro das nossas políticas de promoção da qualidade de vida. Esperamos com esta adesão assegurar uma nova ferramenta de trabalho que nos ajude a dar continuidade ao muito trabalho já desenvolvido nessa área em prol da saúde e bem-estar dos nossos munícipes”.

Inserido nessa estratégia de promover um estilo de vida saudável, a Câmara Municipal, através do Gabinete de Ação Social, Desporto e Ambiente, tem promovido ao longo dos anos diversos programas e projetos dos quais se destacam o programa ‘Viva Melhor’, a promoção de atividade física nos centros de convívio, a criação de um centro de ajudas técnicas a idosos e a pessoas com necessidades especiais, o Cartão 60+, o apoio na aquisição de medicamentos, o Dia Mundial da Criança, o Dia Mundial do Idoso, a Semana Europeia do Desporto e a cedência de material ortopédico, entre outros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO