Saúde – Governo dos Açores prevê médico de família para todos os açorianos em 2018

0
11

“Será necessário garantir a cobertura total da população por médico especialista em Medicina Geral e Familiar, situação que prevemos atingir em 2018”, afirmou Rui secretário regional da Saúde, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Horta, no decorrer do debate parlamentar sobre o Programa do Governo para a XI Legislatura, que agora se iniciou.

 Segundo o governante, e no que se refere ainda ao acesso da população aos serviços de saúde “importa prosseguir com o aperfeiçoamento da regulamentação da deslocação de médicos especialistas, bem como manter o acompanhamento do regulamento de deslocação de doentes, procedendo às atualizações e alterações que se revelem necessárias”.

Nesta matéria, o governante reconheceu que “o recurso à telemedicina tem permitido melhorar o acesso a exames complementares de diagnóstico e a médicos especialistas, sem que seja necessário para os utentes, como para os especialistas, se ausentarem dos seus locais de origem”, situação que vai ser potenciada com recurso “a mecanismos de contratualização que permitam disseminar e incentivar o recurso à telemedicina”.

Ainda no que se refere aos cuidados de saúde primários Rui Luís, prevê para esta legislatura a conclusão e a modernização da rede de cuidados de saúde primários, bem como a continuidade das medidas de captação de recursos humanos para o setor, através dos “regimes de incentivos para a fixação de profissionais de saúde nas especialidades carenciadas, melhorando-os sempre que se verifique necessário”.

Ainda nesta área da saúde Rui Luís revelou a intenção do executivo reforçar o combate às dependências e apostar na promoção de comportamentos preventivos.

O titular da pasta da Saúde adiantou que as grandes linhas do Programa do Governo neste setor passam pelo reforço do combate às dependências e pela promoção de uma política de educação em saúde, destacando a este respeito, a criação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

Sobre este assunto considerou que “estas problemáticas contêm, em si, riscos e custos aos quais é fundamental fazer face pelas consequências e impacto que têm na vida da pessoa, das famílias e da sociedade”, reforçou.

O Secretário Regional, entende que “a responsabilização e o empoderamento dos cidadãos nas políticas para a promoção da saúde e prevenção da doença é um dos grandes desafios que se colocam neste setor, uma vez que o cidadão é o principal responsável pela sua saúde”.

Na sua intervenção e no que se refere às listas de espera cirúrgicas, o governante, salientou que, “há que regulamentar, de imediato, o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia da Região Autónoma dos Açores e o respetivo regime do Vale de Saúde, criando-se também mecanismos que permitam um melhor aproveitamento dos tempos cirúrgicos nos blocos operatórios dos hospitais, prosseguindo com a aposta no aumento das cirurgias em regime de ambulatório”.

 “Convictos de que muito foi feito pela saúde dos Açorianos, mantemos a humildade de reconhecer que muito mais há a fazer e a aperfeiçoar”, já que, acrescentou, “estamos perante uma área em constante mutação e atualização, que carece, permanentemente, de adaptações e regulamentações”, avançou.

Já no que se refere ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Luís, anunciou que a proposta do governo passa pelo melhoramento das infraestruturas e dos equipamentos, pela formação e capacitação dos recursos humanos, pelo aperfeiçoamento do relacionamento com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, assim como pelo aprofundamento do diálogo com a população.

 “O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores é hoje uma referência a nível nacional e internacional, o que, além de constituir um enorme motivo de orgulho para todos os Açorianos, impõe a adoção de medidas que visem manter a qualidade dos serviços prestados à população”, frisou.

Na sua intervenção, Rui Luís reafirmou a disponibilidade do Governo “para manter um diálogo construtivo sobre a implementação de políticas, com total abertura para acolher os contributos de melhoria que se verifiquem necessários”, com base nos princípios da sustentabilidade e da garantia da prestação de melhores serviços aos Açorianos.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

                

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!