Sindicato dos trabalhadores dos portos do Triângulo desmarcou pré-aviso de greve

0
10

 

O Sindicato dos Trabalhadores dos Portos das Ilhas do Triângulo e Ocidente suspendeu o pré-aviso de greve marcada para a Horta, para os dias 23 de Abril e 1 de Maio.

A informação foi avançada ontem por João Decq Mota, responsável sindical, em conferência de imprensa.

De acordo com João Decq Mota os pré-avisos de greve foram suspensos porque a administração da Portos dos Açores concordou em sentar-se à mesa com o sindicato e trabalhadores, para analisar a situação.

“A estratégia definida pelo Sindicato visou, desde o início, a abertura de negociações com a Administração. O objectivo da luta é atingir uma igualdade de critérios, para todas as DGs, incluindo a DGPTO, no que toca a regras laborais, esquemas organizativos e ao cumprimento de toda a legislação em vigor” – adiantou o sindicalista.

Em relação à abertura por parte da administração da empresa, João Decq Mota adianta que “começaram a aparecer sinais de que seria possível atingir-se uma fase de negociação.”

Todavia, e apesar desta “luz ao fundo do túnel”, o sindicalista diz que “o facto de agora termos suspendido duas importantes greves, apenas significa que somos coerentes com o que afirmamos. Uma eventual desvalorização ou tentativa de neutralização deste caminho de diálogo que agora se abre, teria como consequência um muito sério endurecimento da luta. Sobre isso não há qualquer dúvida”.

Recorde-se que estas tentativas de negociação entre sindicato e administração da Portos dos Açores já remonta a 2 de Novembro de 2011, altura em que houve uma primeira reunião neste sentido.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO