Taste In Pico e Taste In Faial de 5 a 14 de Junho

0
8

São dez os restaurantes, quatro do Faial e seis do Pico que este ano aderiram ao roteiro gastronómico Taste in Pico e Taste in Faial.

Novamente com a chancela da Adeliaçor, Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, esta 3.ª Edição foi apresentada, na tarde de quarta-feira, num dos restaurante aderentes e serviu ainda, para mostrar e degustar alguns dos pratos que serão servidos durante os dez dias do evento.

Este roteiro gastronómico Taste in Faial e Taste in Pico arranca no dia 5 de junho prolongando-se até dia 14 e tem por objetivo promover nos restaurantes aderentes uma nova dinâmica gastronómica com novos conceitos onde são valorizados os produtos regionais evidenciando a cozinha contemporânea de forma a atrair o público.

À semelhança das edições anteriores esta experiência gastronómica Taste in, que tem como slogan “Provar, Sentir e Ficar” cujo menu foi criado a partir de um trabalho de consultoria realizado em conjunto com a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, parceira desta iniciativa.

Seguindo a mesma linha dos anos anteriores, o menu, no valor de 13,50 (bebidas não incluídas), é composto por uma entrada, um prato de peixe ou um prato de carne e sobremesa, que poderão ser acompanhados por vinhos locais certificados previamente selecionados.

No Faial aderiram o Capitólio, Kaben Todos, Varanda da Horta (Hotel Faial Resort) e Vítor dos Leitões.

No Capitólio poderá saborear um Tataki de Atum com Guacamole de Ervilha e Coleslaw Arroz Cremoso de Limão Galego com Boca Negra Corado e Verdes, Perna de Frango Confitada com puré de milho Espinafres Salteados e Molho de mel e Mostarda e a sobremesa será Pannacota de Alfazema com Crumble de Biscoito regional.

As iguarias a saborear no Kabem Todos serão Ceviche de Veja com Tosta de Pão de Milho Aromatizada, Canja de Lapas com Boca Negra Corado, ou Vão de Porco com Puré e Salada de Favas, Batata-doce Fondant e como sobremesa uma Tarte de Feijão com Gelado de Maracujá.

O Varanda da Horta vai servir um Estaladiço de Queijo de Cabra em Manto de Alfaces e Compota de Tomate, Abrótea em Crocante de Aveia Cuscuz e Maionese de Ervas Frescas ou ainda um Naco de Novilho Corado com Chutney de Abóbora Maçã Caramelizada, com Legumes Grelhados e Molho São Jorge. A sobremesa será um Creme Brullé com Compota de Ananás

 Já no Vitor dos Leitões poderá degustar um Polvo com Salada de Maçã Cenoura Assada e Salada de Verdes, um Atum Grelhado com Puré de Couve Roxa Grelos Salteados e Molho de Açafroa ou ainda Escalopes de Novilho com Queijo da Ilha Azul Curgete Salteada e Molho de Vinho Abafado, a sobremesa será Laranja, Queijo e Frutos Vermelhos.

 A iniciativa Taste In Pico e Taste In Faial é co-financiada pelo PRORURAL.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO