Tertúlia assinalou Dia do Agricultor na Horta

0
9

Comemorou-se ontem, 20 de março, o Dia Mundial do Agricultor. Para assinalar a efeméride, a Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial organizou uma tertúlia, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, para refletir sobre a realidade do setor na ilha, falando sobre o seu passado, presente e futuro.

A tertúlia foi conduzida por Pedro Medeiros, membro da cooperativa, e contou com a presença dos oradores Carlos Lobão, Victor Rui Dores e José Agostinho. Às reflexões a cargo destes, juntaram-se várias intervenções das pessoas presentes no público, na sua maioria agricultores.

Nesta tertúlia recordaram-se as dificuldades da produção agrícola de outros tempos na ilha, em que os estragos preocupados pelo mau tempo nas colheitas eram as grandes preocupações. O futuro da agricultura biológica e sustentável, a importância das cooperativas agrícolas e os desafios à monocultura da vaca foram alguns dos temas em análise.

A par da tertúlia, esteve patente uma mostra bibliográfica sobre agricultura biológica, que pode ser vista ainda durante o dia e hoje, sexta-feira. Esta mostra conta com os livros de que a Biblioteca Pública da Horta dispõe sobre esta temática.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO