União entre gerações é exemplo para o que a União Europeia deve ser, afirma Rui Bettencourt

0
24

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas destacou, em Vila do Porto, a “união entre gerações” a que se assistiu nas comemorações regionais do Dia da Europa, promovidas pelo Governo dos Açores.

“Assistimos em Santa Maria a um dia exemplar. Exemplar porque queremos destacar a união entre gerações que houve aqui”, afirmou Rui Bettencourt, frisando que “foram crianças, foram jovens, foram adolescentes, foram pessoas mais maduras, foram seniores, que se envolveram para se associarem a este Dia da Europa”.

“Esta ideia de união entre gerações é fundamental também como exemplo para o que a União Europeia deve ser”, com a união entre povos e mostrando a sua diversidade, frisou.

O titular da pasta das Relações Externas sublinhou ainda que as comemorações, que decorreram quinta-feira em Vila do Porto, ficaram marcadas pela “garra dos jovens Açorianos”, querendo saber mais e respondendo positivamente ao apelo para participarem na construção da Europa.

“Também vimos aqui uma ação exemplar, que foi homenagear cidadãs marienses como cidadãs europeias”, referiu Rui Bettencourt, salientando que as homenageadas são “senhoras de luta, de trabalho, de garra”, que ajudaram a construir Santa Maria e os Açores e que são um exemplo para os jovens Açorianos.

No âmbito das comemorações do Dia da Europa e integrado no projeto ‘Alma Mater’, do fotógrafo mariense Pepe Brix, foram inauguradas duas obras de arte pública junto à Pousada de Juventude, em Vila do Porto, que homenageiam sete mulheres marienses.

“Foram sete senhoras de Santa Maria, sete Açorianas, sete cidadãs dos Açores que, pela sua ação como cidadãs Açorianas e cidadãs Marienses, agiram para que a Europa pudesse avançar”, afirmou Rui Bettencourt, sublinhando que “os Açores são uma região importante na União Europeia e os cidadãos açorianos são cidadãos importantes na União Europeia”.

Na inauguração, num ato simbólico, foi oferecida às senhoras uma cópia da primeira página de jornais açorianos do dia em que nasceram.

As comemorações regionais do Dia da Europa na ilha de Santa Maria envolveram a comunidade escolar e várias associações e entidades, que colaboraram nas diversas iniciativas de cariz educativo e cultural que decorreram ao longo do dia dirigidas aos vários níveis de ensino.

O programa arrancou com a execução do Hino da Alegria e um momento artístico, a anteceder a inauguração do mural dos pensadores do projeto europeu e de um mosaico em retalho com as bandeiras dos países da União Europeia.

No âmbito destas comemorações, o Secretário Regional proferiu uma aula aberta sobre ‘Os Açores, a Europa e o Futuro’, dirigida a mais de uma centena de alunos do Ensino Secundário, e realizaram-se oficinas e atividades educativas para alunos do 1.º Ciclo e do 5.º ano sobre temáticas variadas, a cargo de diversas entidades da ilha, que envolveram cerca de duas centenas de alunos.

Na Pousada da Juventude foi também inaugurada a mostra ‘Trajes tradicionais dos países da UE’, que fica patente até ao fim de maio.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO