Viagens Geológicas aos Açores

0
8
DR
DR

A obra “Viagens Geológicas aos Açores”, de Ferdinand A. Fouqué, editada pelo Instituto Açoriano de Cultura, será apresentada no Museu da Graciosa, pelo diretor Jorge Cunha, a 15 de maio, pelas 21h00. No âmbito deste evento decorrerá, no dia seguinte (16 de maio), pelas 10h, um Roteiro Geocultural orientado pela professora Lurdes Cunha.

Obra relevante sobre a história natural do arquipélago, pela primeira vez traduzida para a nossa língua, “Viagens Geológicas aos Açores” constitui não só uma interessante descrição sobre os aspetos morfológicos das diferentes ilhas do arquipélago, como um precioso relato das características físicas e do labor das gentes oitocentistas açorianas, com importantes notas sobre a geologia, botânica e etnografia das ilhas que visitou, nomeadamente da Graciosa.

A obra, bilingue (português e francês), integra a coleção “Clássicos dos Açores”, que visa dar a conhecer textos relevantes de visitantes ou de autores regionais sobre diferentes aspetos do património natural ou cultural das nossas ilhas, constitui também uma importante ferramenta para o público escolar perceber a evolução dos estudos sobre a natureza, a história, a geografia e a cultura dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO