XII Legislatura – Bárbara Chaves candidata a presidente da Assembleia Legislativa dos Açores

0
173
Deputada Bárbara Chaves

Bárbara Chaves é a deputada indicada pelo Partido Socialista dos Açores como candidata a presidir à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na XII Legislatura. Esta segunda-feira, 16 de novembro, tomam posse os candidatos eleitos a 25 de outubro, data em que o PS/Açores obteve a maioria dos votos, 40.65%, o que corresponde a 25 dos 57 mandatos.

Natural da Ilha de Santa Maria, com 44 anos de idade e Engenheira do Ambiente de profissão, Bárbara Chaves é deputada regional desde 2008. Na última legislatura assumiu, desde setembro de 2018, a Presidência da Comissão de Economia, altura em que deixou de ser Secretária da Mesa da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, cargo que desempenhou durante cerca de seis anos. Em termos parlamentares, Bárbara Chaves tinha já integrado a Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (CAPAT) e a Comissão de Política Geral.

Ainda em termos políticos, Bárbara Chaves foi membro efetivo da Assembleia Municipal de Vila do Porto entre 2005-2009 e membro do Secretariado Regional do PS/Açores entre 2010 e 2020.

Técnica Superior em Engenheira do Ambiente, Bárbara Chaves tirou a sua licenciatura, entre 1995 e 2000, na Universidade dos Açores, onde também obteve, em 2010, o grau de Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental. Estagiou e desenvolveu a sua profissão na sua área de formação, com destaque para as áreas também relacionadas com a Qualidade Ambiental.

Desde 2005 que desempenhava as funções de Diretora do Serviço de Ambiente de Santa Maria, tendo coordenado ações no âmbito do “Plano de Requalificação Ambiental das Zonas Envolventes ao Aeroporto de Santa Maria”, no âmbito da instalação e abertura da Ecoteca de Santa Maria e participado em ações relacionadas com a gestão de resíduos, entre outras iniciativas.

Em 2008 foi membro da Comissão Organizadora da “TECNOMAR – Exposição de Tecnologias Marinhas”, que se realizou na Ilha de Santa Maria, integrada no projeto “Open Days” da União Europeia.

Bárbara Chaves tem também uma participação ativa em movimentos associativos, foi sócia fundadora do Leo Club Internacional, do núcleo de Vila do Porto, pertenceu à Direção da Associação Círculo de Amigos de São Lourenço” como responsável pela secção de ambiente, entre 2000 e 2004 e foi Secretária da Mesa da Assembleia Geral da IPSS Recolhimento de Santa Maria Madalena entre 2009 e 2012.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO