XXVII Rali Ilha Azul “Além Mar” vai para estrada nos dias 6 e 7 de maio

0
8

O XXVII Rali Ilha Azul “ Além Mar”, organizado pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), vai para a estrada nos dias 6 e 7 de maio, a prova é pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores (CRA) bem como para o Troféu de Ralis do Canal e este ano para o Troféu Paulo Jorge Raposo, prova criada pelo CAF, para homenagear um dos sócios-fundadores do clube no ano em que este comemora 25 anos.

A apresentação do 27º programa do Rali Ilha Azul “Além Mar” aconteceu no passado dia 21 de abril, na sede do CAF. Este ano a principal novidade é a participação de um piloto continental a participar na prova “Ilha Azul” e a criação de um novo sitio online, já disponível, onde será possível acompanhar o rali passo a passo. A única inovação ao nível de estrutura é o regresso da super-especial à Praia do Almoxarife com um percurso mais comprido.

Na apresentação Bento Leonardo, presidente do CAF, disse que “ no ano que em que faz oficialmente os seus 25 anos de clube, esperamos ter uma boa lista de inscritos para comemorar da melhor forma esta data tão significativa”.

O dirigente do clube explicou que o rali vai manter a mesma estrutura dos anos anteriores, devido ao sucesso que tem alcançado ao longo dos últimos anos. Bento Leonardo explicou que as condições para os pilotos e participantes da prova são “as acordadas com todos os clubes da região”, desta forma criara um critério único e uniforme.

Bento Leonardo salientou que devido às recentes obras profundas realizadas na sede do clube era impossível criar outros tipos de prémios extra para cativar pilotos, preferindo manter uma política de gestão “ realista no clube e sem maiores custos”.

Mário Jorge Silva, diretor de Prova e da Comissão Desportiva do CAF, explicou que a prova vai continuar com quatro troços em linha e que esta opção deve-se ao facto de ser “ um rali muito mais competitivo, muito mais fluido e melhor para os pilotos” e salientou “ somo o único rali regional que tem os quatro troços a trabalhar ao mesmo tempo”.

O diretor de Prova diz que a inovação deste ano é a super-especial da Praia do Almoxarife que este ano tem um desenho diferente, do que tem sido dos anos anteriores, os carros vão passar pelo ponto principal da prova no largo junto à Igreja onde os carros vão passar mais do que uma vez. Este ano a prova conta com a participação de um piloto continental, Pedro Lança, ao volante de um Citröen Saxo.

O Rali Ilha Azul “ Além Mar”, marcado para os dias 6 e 7 de maio, terá a apresentação oficial das equipas na quinta-feria, dia 5 de maio, no Largo do Infante pelas 20h00. Na sexta-feira, dia 6 de maio, decorre ao final da tarde a super-especial da Praia do Almoxarife que passa de um curso de 1680 metros para 2.5 quilómetros.

O último dia do rali, dia 7 de maio, realizam-se as duas passagens pelos quatro troços da prova que já são conhecidas do público: Caldeira/Chão Frio, Jaime de Melo/Ribeira do Cabo, Cabeço Verde/ Fajã e Vulcão dos Capelinhos/ Varadouro.

O XXVII Rali Ilha Azul “Além Mar” é organizado pelo Clube Automóvel do Faial e conta com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo e da Direção Regional do Desporto e Direção Regional dos Recursos Florestais, da Câmara Municipal da Horta, Fábrica de Tabaco Estrela e Empresários Locais, como é habitual. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO