6.º Colóquio do Património dos Cabos Submarinos

0
18

Decorreu na passada sexta-feira o 6.º Colóquio sobre o Património dos Cabos Submarinos, que contou com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, em representação do Presidente do Governo.

Vítor Fraga falou acerca do projeto do museu dos cabos submarinos, afirmando que o Governo dos Açores está “ciente da importância deste projeto para a preservação do património” e considera que será uma “mais-valia que trará valorização à oferta turística”.
O secretário relembrou ainda que “com vista à definição de uma estratégia que possibilite a concretização do núcleo dos cabos submarinos, as direções regionais da Cultura, do Turismo e dos Assuntos do Mar, em parceria com a Câmara Municipal da Horta e com os Amigos dos Cabos Submarinos, estão a desenvolver um trabalho conjunto”.

Em relação à Trinity House, o governante fez questão de realçar que “ficarão salvaguardados os aspetos de obra física nos documentos orientadores do Governo dos Açores”. Outro assunto que o secretário não deixou passar em branco foi o da candidatura a Património Mundial da UNESCO dos legados da época dos cabos submarinos afirmando que “está numa fase de definição de estratégias, a dois níveis, nomeadamente local e internacional”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional do Turismo e Transportes relembrou que há um ano assumiu o compromisso de construir o memorial dos cabos submarinos, o que não se concretizou até agora, adiantando que o atraso na implementação do projeto se deveu a uma solicitação de alteração da respetiva localização, o que provocou um “incremento expressivo” do custo em relação ao orçamento inicial.

No geral os Amigos da Horta dos Cabos Submarinos, afirmaram-se satisfeitos com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido descrevendo o balanço como positivo.

Este 6.º Colóquio “Património do Cabo Submarino” no Faial decorreu na Biblioteca João José da Graça, teve como moderador Henrique de Melo Barreiros que classificou esta sessão como “uma prestação de contas daquilo que temos vindo a fazer”.

 Os oradores convidados foram: José Morais de Oliveira, perito da União Internacional das Telecomunicações, que abordou o tema “Cabo Submarino na História da Globalização das Comunicações”; Augusto Mateus, professor, que falou sobre “O Património no Desenvolvimento do Mundo Global – O Valor do Cabo Submarino”; Martins Naia, arquiteto, que procedeu à “apresentação das atas dos 120 anos do 1.º Cabo”; e John Ross, engenheiro, que fez a apresentação do “Plano Museológico para a Trinity House”.

 

Este colóquio é uma organização da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, conduzida pelo Grupo de Amigos dos Cabos Submarinos da Horta.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!