A manifestação… e a SATA… outra vez!

0
16
TI

TI

1. Já decorreram duas semanas sobre a realização de mais uma manifestação promovida pelo Grupo do Aeroporto da Horta, que se saldou em mais uma significativa demonstração do descontentamento dos habitantes desta ilha face ao serviço prestado pela SATA nas acessibilidades ao Faial. Não tenho a pretensão de dizer nada de novo sobre o muito e bem que já foi escrito sobre o assunto na imprensa faialense. Mas não posso deixar de registar algumas ideias sobre questões que reputo de importantes.

2. Do ponto de vista político, não tenho dúvidas em considerar que uma das maiores vitórias da manifestação foi ter contado com o apoio explícito e presencial do Presidente da Câmara Municipal da Horta. Pese o que disse na véspera, e pese mesmo o que afirmou na altura, embrulhando-se de alguma maneira no discurso, a verdade é que a sua presença de apoio aos objetivos da manifestação foi o reconhecimento da razão que sempre assistiu aos faialenses neste processo. E reconhecer que os caminhos do diálogo que tinha procurado percorrer não deram resultado, só lhe ficou bem, porque daí resultou a sua clara opção por estar ao lado de quem o elegeu. E não foi só o Presidente da Câmara que esteve presente. A Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente do Conselho de Ilha, vários deputados regionais da oposição, vereadores da Câmara Municipal, deputados municipais e presidentes de juntas de freguesia também marcaram presença.
O poder autárquico instituído no Faial percebeu o que está em causa. E não hesitou em escolher o lado certo, colocando-se acima de fidelidades partidárias, sempre perniciosas quando está em causa o bem comum.
3. Em contraponto, a SATA, suportada nas suas opções pelo apoio do Governo Regional, manteve-se (e mantém-se!) fechada a rever a sua decisão de reduzir voos e lugares disponíveis. E, como costuma fazer (lembram-se das declarações do Presidente da SATA há coisa de dois anos?), a SATA mistura tudo e até diz agora que oferece mais lugares em 2018 do que em 2017!!!!
Mas será que esta administração não se enxerga? Reduzem um voo durante a época alta (de 10 em 2017, para 9 em 2018) e querem que a gente acredite que fazem o milagre de oferecer mais lugares com menos um voo? A rasteirice da argumentação e a manipulação dos números a que a SATA e o Governo recorrem é de tal ordem que nem merecem ser aqui discutidos!

4. Entretanto, uma novidade se vai formando no pós-manifestação: a ideia de alguns partidos em tentarem conseguir, a nível nacional, a inclusão, no processo de renegociação da concessão da ANA-EP, da obrigação da ampliação da pista do aeroporto da Horta.
Não deixo de reconhecer que a ideia parece interessante e atrativa, face à repetida indisponibilidade já manifestada quer pela Vinci, quer pelo Governo da República, quer pelo Governo Regional em avançarem com tal investimento.
Mas, sinceramente, acho que este é um campo minado. E, oxalá esteja errado, será uma nova ilusão. Desde logo, porque nem Mário Centeno, nem Sérgio Ávila, querem dispender um cêntimo nesse investimento e não acredito que a Vinci se decida a assumir essa responsabilidade sozinha, sem contrapartidas do Estado. E esta proposta é ainda perigosa porque pode vir a tornar-se como que a redenção da culpa dos poderes políticos regionais neste processo, que prometeram fazer a obra e nunca cumpriram, preparando-se, agora, para empurrar a responsabilidade total e definitiva para a República ou para a Vinci. (É verdade que parece estar em aberto a possibilidade de apoios comunitários, mas sou e sempre fui cético a qualquer solução que não envolva também o poder regional).
Para além, de neste momento, esta proposta afastar o centro do debate e da discussão do serviço que a SATA presta ao Faial!

5. E a este propósito, era bom que os poderes locais, para fundamentarem bem todas as suas posições e comprovarem como estamos a ser tratados pela administração da SATA, fizessem um estudo completo às tarifas que são cobradas na rota da Horta e as comparassem com os preços de outras rotas da mesma companhia ou, mesmo, das rotas para a Horta, através de outros aeroportos dos Açores.
E, já agora, que visitem também a página do Facebook da SATA e contem quantas promoções fez a SATA ao destino Horta até ao momento.
Vão chegar a conclusões verdadeiramente interessantes. E plenas de significado!!! 

01.04.2018

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!