Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe em novembro com residência artística, música e exposições

0
6
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, propõe, para o mês de novembro, o arranque das duas residências artísticas que acontecem no âmbito do protocolo entre o ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas e o Centro de Arte La Regenta.

A artista açoriana Susana Aleixo Lopes irá desenvolver a sua residência no Centro de Arte nas Canárias, já a partir do dia 5 de novembro, enquanto que o ARQUIPÉLAGO irá receber Alicia Pardilla Ramos a partir do dia 3 de novembro.

Depois de ter estado em residência artística no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas em janeiro de 2018, Luís Severo regressa agora para apresentar o seu terceiro álbum de originais “O Sol Voltou”, num concerto que decorrerá na Blackbox, no dia 15, pelas 21h30.

No dia seguinte, 16 de novembro, a partir das 15h30, o ARQUIPÉLAGO volta a acolher alguns eventos da programação do Arquipélago de Escritores, Encontro Literário que vai na sua 2ª edição.

Agendada para o último domingo do mês, dia 24 pela 15h00, está também a atividade especial denominada Estação Intercomunicativa, que se destina a crianças entre os 6 e os 12 anos.

Por outro lado, a TIPO uma exposição, integrada no TIPO – um Encontro de Impressores Tipográficos, uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, pode ser visitada no piso 2 até 10 de novembro, enquanto que o projeto fotográfico de Rubén Monfort, Despensas – a tradição de Rabo de Peixe fica patente até ao dia 17, na sala do serviço educativo.

A exposição “Estação Meteorológica”, com trabalhos em fotografia e vídeo da autoria de Sandra Rocha e de Manuela Marques e curadoria  de Sérgio Mah, continua igualmente patente no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, e estende-se até ao início do mês de janeiro de 2020.

Igualmente, pode ser visitada, no espaço das Residências Artísticas, a instalação “Fogo Lácteo” de Mariana Caló e Francisco Queimadela, projeto apresentado no 3º ciclo do “Geometria Sónica”.

Ainda disponíveis continuam as atividades desenvolvidas pela Biblioteca e Centro Documental e pelo Serviço Educativo do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, estando abertas inscrições para as “Oficina de Genealogia”, para a atividade “O que faz um bibliotecário?”, para a “História do Mês”, cujo livro em destaque no mês de novembro é “Uma História de Dedos”, bem como as atividades que o Serviço Educativo desenvolveu no âmbito da Exposição “Estação Meteorológica”, nomeadamente, as visita – oficina “Estação dos Fenómenos Aquáticos”,  “Estação intercomunicativa” e “Estação Meteorológica – Os fenómenos que se movem”.

As inscrições para estas e outras atividades do Serviço Educativo e Biblioteca devem ser feitas através do formulário disponível no site do Arquipélago, do email acacinfo@azores.gov.pt ou do telefone 296 470 130.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt .

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO