Autárquicas 2013 – José Leonardo Silva destaca importância de continuar a investir na rede de águas

0
16

Com cerca de 60 nascentes, 10 furos e 40 reservatórios, a rede de águas do concelho da Horta é, para o candidato do PS à Câmara Municipal da Horta (CMH), uma das prioridades da gestão municipal. Numa vista ao reservatório da Rua Nova, nos Flamengos, esta quarta-feira, José Leonardo Silva anunciou os investimentos previstos para o futuro próximo nesta área: “estamos a pensar fazer um investimento de cerca de um milhão de euros, para além de toda a rede de águas que temos de substituir no concelho. Está previsto construir dois reservatórios, no Cimo da Granja e em São Pedro, para melhorarmos a qualidade da água, no que diz respeito ao sabor, na Feteira e em Castelo Branco”, explicou, anunciando também a aquisição de um sistema de desinfeção de água, que visa garantir que esta tenha a mesma qualidade em todo o concelho.

José Leonardo salienta que esta atenção à rede de águas que a sua candidatura defende vem no sentido do que tem vindo a ser feito pelo atual elenco autárquico, integrado pelo candidato: “temos feito um grande investimento na rede de águas em todo o concelho. Só neste mandato intervimos em 8520 metros da rede de águas e fizemos um grande investimento na limpeza de nascentes, para o qual houve um trabalho das próprias juntas de freguesia”, disse. Para o candidato, a prova de que este trabalho tem frutos é a evolução da qualidade da água, que em 2009 rondava os 70% e actualmente atinge os 98%. “Isto quer dizer que o trabalho que fizemos até aqui deu resultado. De qualquer maneira temos de continuar a investir”, entende, apontando a manutenção dos reservatórios como algo essencial a fazer no próximo mandato.

O abastecimento de água à lavoura foi outra das áreas abordadas por José Leonardo, que referiu um protocolo entre o município e o IROA que permite ampliar a rede de apoio à lavoura em 2173 metros, prometendo a construção de um posto de abastecimento público à lavoura junto ao Largo Jaime Melo. José Leonardo referiu ainda a intenção de “fazer um ajustamento no tarifário de água para a lavoura”, no sentido de o tornar mais igualitário, proposta também já avançada, de resto, pelo candidato da coligação PSD/CDS/PPM.

José Leonardo quer ainda aumentar o desconto nas tarifas da água para as famílias carenciadas, actualmente fixado em 50%, para 75%, justificando a necessidade desta medida com o atual momento de crise. O candidato lembra, no entanto, que o município já dispõe de várias tarifas reduzidas: “os detentores do cartão solidário têm um desconto de 75% na tarifa da água, e os desempegados de 100%”, disse.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!