Autoridade Marítima socorre embarcação de pesca no Faial

0
60
DR/AM

DR/AM

 A Autoridade Marítima (AM) socorreu na passada semana uma embarcação pesca na ilha do Faial. A embarcação “encontrava-se encalhada junto ao portinho da Boca da Ribeira, na freguesia da Ribeirinha.

 

Foi cerca das 05h40, do dia 21 de Setembro, quinta feira, que o piquete da Polícia Marítima do Comando-local da Horta foi chamado a socorrer uma embarcação de pesca que se encontrava encalhada junto ao portinho da Boca da Ribeira, freguesia da Ribeirinha.

​A informação chegou de uma outra embarcação que se encontrava perto. De imediato os operacionais da Polícia Marítima deslocaram-se para o local e confirmaram que de facto a embarcação de 7 metros de cumprimento se encontrava mesmo encalhada.

Segundo a AM o seu tripulante encontrava-se a salvo, mas apresentava sinais de ligeira hipotermia, pelo que foi de imediato conduzido ao Hospital da Horta por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Faialenses. “Verificando-se que o seu estado clínico não obrigava a cuidados de maior, foi-lhe dada alta pouco depois”, revela a mesma fonte, num comunicado enviado às redações.

A Polícia Marítima após uma pequena vistoria verificou que a embarcação mantinha a sua caraterística de estanqueidade, facto que veio a ser confirmado mais tarde, por peritos da Capitania da Horta e durante maré na vazante, procedeu à amarração da embarcação a terra, para prevenir o seu desnecessário arrastamento.

Mais tarde, por volta das 10h45, uma equipa da Capitania do Porto e da Estação Salva-vidas da Horta deu inicio aos preparativos para a remoção da embarcação, com recurso ao salva-vidas e com a colaboração da embarcação de pesca “Flor da Horta” .

Cerca das 11h45, conjugando o efeito da maré, da ondulação e da tensão aplicada pela “Flor da Horta”, foi possível retirar a embarcação do local e rebocá-la em segurança para o Porto da Horta onde atracou pelas 12h30.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO