Biblioteca Pública João José da Graça assinala Dia Internacional da Discriminação Racial

0
20
DR
DR

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, assinala o Dia Internacional da Discriminação Racial com uma mostra inaugurada na sexta-feira.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que se assinala no domingo, 21 de março, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, realiza uma mostra bibliográfica subordinada a esta temática, que estará patente ao público na Sala de Leitura, de 19 a 26 de março, de segunda a sexta-feira das 9h00h às 19h00 e no sábado das 14h00 às 19h00.

A efeméride foi criada pela ONU em 1996, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Neste dia 21 de março, a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO