Deputados do PS/A congratulam avanço no radar meteorológico de Santa Bárbara

0
18

Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República congratularam o avanço registado na instalação do Radar Meteorológico de Santa Bárbara, ilha Terceira, que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) será instalado ainda durante o mês de agosto, sendo que a sua exploração, em regime experimental, se iniciará em setembro.
Para Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, “esta é uma excelente notícia. A atividade de vigilância e de monitorização meteorológica é indispensável à prestação de um serviço público que é essencial às populações, à atividade económica e à segurança das pessoas e bens”, sendo por isso com satisfação que tomaram conhecimento do andamento do projeto relativo a este radar.
Sublinhando a importância de instalação de radares meteorológicos na Região, os parlamentares açorianos já haviam assinalado em janeiro a inscrição de verbas no Orçamento de Estado para esse mesmo fim, sendo que, a par de outras propostas apresentadas, este sempre representou um compromisso fundamental para os Açores e para os Açorianos. Na ocasião, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, anunciou estar finalizado o concurso internacional relativo ao radar de Santa Bárbara, tendo o mesmo sido adjudicado a uma empresa da Finlândia, estando agora a aguardar o visto prévio do Tribunal de Contas.
Contudo, a situação vivida no âmbito da COVID-19 veio reforçar ainda mais a necessidade de uma rede de radares meteorológicos nos Açores, tal como afirmaram os deputados do PS/A, uma vez que, por via da redução substancial de voos aéreos, a Força Aérea Portuguesa, em colaboração com o IPMA, tiveram de realizar sondagens adicionais regulares na Base das Lajes.
De acordo com a informação agora avançada pelo IPMA o equipamento a instalar em Santa Bárbara deverá ser rececionado em meados de julho, na Praia da Vitória.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO