Deputados do PS/Faial destacam a importância do Turismo na Região

0
8
DR/GPPS

No âmbito do Roteiro do Turismo que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) realizou pela Região os deputados eleitos pelo Faial destacaram a importância de garantir um “crescimento sustentável do turismo, baseado numa oferta variada e de qualidade”.
As conclusões do Roteiro sobre o setor do Turismo foram apresentadas pelo deputado

Os deputados do PS eleitos pelo Faial, Tiago Branco e Ana Luís, reuniram na passada quinta-feira, com a empresa marítimo-turística, DiveAzores no âmbito do Roteiro Turístico que o GPPS realizou na Região.
Após o encontro os deputados faialenses destacaram a importância de assegurar um “crescimento sustentável do turismo, baseado numa oferta variada e de qualidade”.
Tiago Branco explicou que estes contactos realizados em todas as ilhas dos Açores permitiram “auscultar” os operadores turísticos da Região e tiveram como objetivo “receber os seus contributos e ouvir as suas preocupações” de forma “a desenvolver um trabalho, sempre com a finalidade de garantir um crescimento do turismo sustentável, baseado numa oferta diversificada, de qualidade com uma justa redistribuição de rendimentos”, afirmou.
De acordo com o deputado faialense os Açores estão a “presenciar um crescimento de turistas que visitam a Região e o Faial, mas que não se cinge apenas à Hotelaria Tradicional, usufruindo de oferta diversificada que agora existe nomeadamente os espaços de turismo rural e o alojamento local que tem tido um grande crescimento”, destacando que, no caso do alojamento local no “Faial registou-se um aumento de 10% no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2016”.
No que se refere às atividades de animação, para além do papel que “as empresas marítimo-turísticas têm na oferta que garantem aos turistas que procuram experiências diferentes e contacto com a natureza nos Açores”, Tiago Branco realçou ainda o Trail Run e as Regatas Internacionais, considerando que estas “ajudam a valorizar o Faial”.
“A verdade é que se por um lado temos as regatas internacionais com maior tradição na ilha do Faial, por outro temos o trail run que nos últimos anos tem trazido muitos turistas desportistas ao Faial e ao Triângulo, verificando-se que a realização deste tipo de eventos, sobretudo fora da época alta, ajudam a atenuar a sazonalidade e são importantes para promover e divulgar ao Açores e o Faial”, registou Tiago Branco.
O Roteiro sobre o setor do Turismo, decorreu nas últimas duas semanas, em todas as ilhas do Arquipélago e as suas conclusões foram apresentadas na passada sexta feira, pelo deputado socialista, Carlos Silva.
Para o deputado, “são exigentes os novos desafios que se colocam ao desenvolvimento sustentável do Turismo nos Açores”, no entanto considera que “o saldo se vai manter positivo, se os empresários e os profissionais deste setor, também, contribuírem e assumirem as suas responsabilidades”, defendeu.
Segundo nota enviada às redações “as 75 iniciativas promovidas pelos deputados do PS/Açores permitiram fazer um balanço da época, mas também serviram para ouvir empresários, representantes de vários grupos profissionais e entidades públicas, sobre as prioridades e preocupações quanto ao futuro do turismo nos Açores”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO