Direção Regional dos Assuntos do Mar organiza curso ‘online’ sobre praias acessíveis

0
18
DR/GACS
DR/GACS

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, organiza até hoje, 17 de março de 2021, o curso ‘online’ “Praias Acessíveis”, que termina com um ‘webinar’ para exemplificar e debater boas e más práticas de acessibilidade em praias.

A iniciativa, que decorre desde ontem, é promovida através do projeto Interreg ABACO – Melhoria da qualidade das águas balneares e costeiras da Macaronésia -, desenvolvido pelos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

O dia de ontem contou com a apresentação de um ‘webinar’ de sensibilização, com testemunhos de pessoas portadoras de diferentes deficiências, nomeadamente pessoa utilizadora de cadeira de rodas, pessoa cega utilizadora de cão guia, pessoa ouvinte que representa a comunidade surda e pessoa com deficiência intelectual.

Para incentivar que nos Açores mais zonas balneares possam assegurar condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, é relevante promover a sensibilização e capacitação das entidades que gerem e promovem obras nestes locais, designadamente as câmaras municipais.

Esta ação formativa visa também alargar a implementação do programa “Praia Acessível, Praia para Todos!” e reforçar o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em espaços públicos.

O objetivo é que todos os Açorianos e turistas possam usufrurir dos benefícios da prática balnear, independentemente de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

A iniciativa destina-se igualmente às entidades que, quer a nível regional quer a nível local, colaboram no desenvolvimento do programa “Praia Acessível, Praia para Todos!”

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO