Editorial

0
15

Temos assistido a uma mudança de paradigma e de mentalidade da população no que diz respeito aos resíduos.
Este fim de semana tive a oportunidade e o prazer de participar num workshop de produção de velas a partir de óleo usado.
Verdade: a partir do óleo que usamos em casa para fazer as nossas frituras, podemos ter belas e cheirosas velas decorativas.
Também a partir do óleo usado podemos fazer detergente para lavar a roupa… e isso já foi ensinado num workshop também promovido recentemente.
Ora bem, em primeiro lugar parece-me positivo que se promovam ações educativas desta natureza. Que nos ensinem a reutilizar, a utilizar o nosso lixo para fazer coisas uteis. Mas parece-me ainda mais pertinente que os faialenses adiram a estas iniciativas e que queiram aprender.
Este interesse e esta adesão é sinonimo de que as pessoas se interessam, de que as pessoas querem mudar e de que estão dispostas a isso.
É evidente que como qualquer coisa nova, “primeiro estranha-se e depois entranha-se”, mas fico deveras feliz ao ver que inclusivamente os nossos artesãos também comecem a focar-se nestas matérias e comecem a fazer dinheiro a partir do lixo.
Estamos a contribuir para a preservação do ambiente, na medida em que não pomos tanto lixo fora, e para uma melhor gestão dos dinheiros das famílias.
Iniciativas a repetir, sem duvidas, e que as pessoas participem!

[email protected]

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!