Em África

0
26

Quis o destino que passasse por vários países africanos em pouco tempo. A quantidade e o contraste de sentimentos e sensações são demasiado vastos para conseguir sistematizar ou alegar qualquer autoridade sobre esta geografia, mas aqui ficam algumas pinceladas iniciais.

Em África o contraste social é estonteante. São visíveis a riqueza e a opulência da elite financeira e dirigente. A classe média também tem recursos suficientes para viver bem. Em contraste, há muitas pessoas pobres, muito pobres mesmo, e esta classe representa a esmagadora maioria da população em qualquer dos países que visitei.

Entre os pobres, há os que nada têm e os que, apesar de tudo, vão, com muito esforço, ganhando um dia e o próximo e arranjam o suficiente para alimentar a sua família. Quando digo muito esforço é mesmo, mesmo muito esforço para ganhar muito pouco. O rendimento per capita mensal médio de um dos países que visitei é de 30 euros. Um euro por dia. Quem de nós se imagina a viver nestas circunstâncias?

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO