Espaço Click Saúde & Bem Estar – Bandas Neuro Musculares (Kinesio Taping)

0
9

“Qual é o medicamento que a fita (banda) tem para me aliviar assim a dor?” Esta é uma pergunta frequente quando aplico este método.

Mas afinal o que é Kinesio Taping ou Bandas Neuro Musculares? 

Esta é uma técnica desenvolvida pelo Dr. Kenzo Kase nos anos 70. Após anos de estudo o Dr. Kase desenvolveu uma banda, sem propriedades químicas ou medicinais impregnadas e que apresenta como principal característica a sua elasticidade muito similar à da pele humana. Estas características aliadas à técnica de aplicação fazem com que estas bandas sejam facilitadoras do processo de recuperação do corpo fornecendo suporte e estabilidade para os músculos e articulações, sem restringir o movimento. Assim, dependendo da forma de aplicação, melhora a função muscular através da regulação do tónus muscular, contribuindo tanto para a sua diminuição como para a sua estimulação. A sua elasticidade permite como que “o levantar da pele” libertando o tecido nervoso, facilitando o funcionamento do sistema linfático e circulação sanguínea. Com a libertação destes sistemas na região lesada, as bandas permitem reeducar o sistema neuromuscular, reduzir a dor e a inflamação e prevenir lesões.

A aplicação de bandas está indicada nas alterações do aparelho musculo-esquelético como por exemplo: ombro (síndromes dolorosos; tendinites, luxações), cotovelo (epicondilites); punho/mão (Síndrome De Quervain, Síndrome do túnel cárpico); coluna vertebral (hérnia discal, lombalgia e dorsalgia, escoliose, contracturas); joelho (lesões ligamentares, instabilidades, síndrome femuro-patelar; síndrome da banda ílio-tibial, hipotonias e hipertonias musculares); pé e tornozelo (mecanismos de entorse, fascite plantar, tendinites do tendão de Aquiles). São ainda indicações edemas, hematomas, cicatrizes aderentes e dores menstruais.

Antes de qualquer aplicação deste método deve ser feita uma avaliação pelo fisioterapeuta das causas da disfunção, esta avaliação irá permitir identificar as estruturas afectadas. Só pelo conhecimento das estruturas anatómicas e da sua biomecânica, os fisioterapeutas, poderão ser eficazes na aplicação das bandas. 

Bibliografia: 

Sijsmonsma, Josya, Manual TMN, ANEID Press, 2010

Kinesio Taping Method, 25 de Março de 2012, www.kinesiotaping.com/global/corporation/about/kinesio-taping-method.html

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO