Exposição “Cápsulas do Tempo” na Casa Manuel de Arriaga dinamizada com serviço educativo

0
7
DR
DR

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, promove a realização de duas atividades de dinamização da exposição “Cápsulas do Tempo, o Património Cultural Subaquático dos Açores”, patente na Casa Manuel de Arriaga, na ilha do Faial.

Aberta ao público no dia 11 de maio, a exposição temporária surge no âmbito do Projeto Margullar 2, cofinanciado pelo Interreg-MAC, e pretende dar a conhecer as histórias dos naufrágios documentalmente registados nos mares açorianos e a importância geoestratégica do arquipélago na expansão europeia do século XV.

Com vista a desenvolver atividades de serviço educativo relacionadas com a temática da exposição e destinadas a diversos públicos, entre eles, a comunidade escolar, o Museu da Horta dinamiza a 30 de maio, domingo, entre as 16h30 e as 17h30, uma atividade para pais e filhos (crianças dos 4 aos 6 anos) que envolve uma visita à exposição e a realização de diversos ofícios lúdicos.

A segunda atividade, agendada para 19 de junho, entre as 10h30 e as 12h00, destinada a crianças dos 6 aos 10 anos, dará a conhecer aos participantes o património subaquático e desenvolverá diversas atividades lúdicas relativas ao mergulho e à orientação.

As atividades para a comunidade escolar, onde se inserem os centros de atividades de tempos livres, incluem atividades para o pré-escolar, com uma caça ao tesouro para o 1.º ciclo com oficina de expressão plástica, no qual os alunos terão oportunidade de criar um escafandro e de desenvolver atividades relacionadas com a orientação.

Para os 2.º, 3.º ciclos, secundário e profissional, estão previstas oficinas de desenho e de orientação. As atividades serão adaptadas às necessidades e competências de cada grupo que a pretenda visitar.

Os interessados poderão contatar o Museu da Horta, através do email [email protected]pt e do telefone 292202576.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO