Faial “faz o pleno” nos Galardões Ecofreguesia

0
17

Com o intuito de premiar as juntas de freguesia da Região pelas boas práticas ambientais, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) promoveu ao longo de 2010 o projecto Ecofreguesias. Esta manhã, no Jardim Botânico do Faial, o director regional do Ambiente deu a conhecer aos jornalistas as freguesias vencedoras do concurso, que irão ostentar o galardão ao longo do próximo ano. No Faial, todas as 13 juntas de freguesia foram premiadas pelos seus esforços.

Para João Bettencourt, é possível fazer um balanço “bastante positivo” do primeiro ano de implementação deste projecto. O director regional salientou que o facto das juntas de freguesia terem um conhecimento privilegiado do terreno é uma grande mais-valia para a identificação e erradicação de focos de poluição. Nesse sentido, este projecto revela-se uma importante ferramenta para a SRAM, no entanto também traz vantagens para as juntas de freguesia já que, para além de ficarem com a freguesia mais limpa, as autarquias premiadas têm prioridade nos protocolos com a Secretaria.

No projecto, inscreveram-se freguesias de todas as ilhas do Faial. Das inscritas, 71 foram premiadas com o galardão, o que representa quase metade do total das freguesias açorianas.

O júri do concurso era constituído por um representante da SRAM, um representante de uma associação a nível local e ainda um representante do Município da freguesia em causa.

Para além de sensibilizar para boas práticas ambientais e para a importância de uma eficiente gestão de resíduos, o Ecofreguesia permitiu passar das palavras à acção e remover uma considerável quantidade de lixo que poluía alguns locais das freguesias participantes. João Bettencourt adiantou aos jornalistas que, apesar de não ter sido possível quantificar os resíduos removidos em todas as ilhas, este projecto permitiu retirar várias toneladas de lixo, com destaque para os vidros e os plásticos, que poluíam essencialmente as costas das ilhas e as ribeiras.

Para concorrer ao galardão, cada freguesia deveria planear uma acção de sensibilização e uma acção de limpeza. Para tal, era necessário classificar os resíduos encontrados de acordo com a sua tipologia, e estimar a quantidade de lixo a ser removida, bem como assegurar o seu encaminhamento para um destino final adequado.

No próximo dia 1 de Dezembro, serão entregues os galardões a todas as freguesias vencedoras na Região.

Entretanto, o director regional do Ambiente adiantou que, tendo em conta os resultados positivos alcançados, o concurso repetir-se-á em 2011. Como tal, as juntas de freguesia interessadas deverão inscrever-se entre 14 de Janeiro e 12 de Fevereiro do próximo ano. “Esperamos que as freguesias continuem a colaborar connosco nesta iniciativa”, desejou João Bettencourt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO