Geoparque Açores falha, para já, entrada na rede global

0
11

Foram anunciados hoje, no encerramento da 11.ª conferência europeia de geoparques, os geoparques que ingressaram a rede europeia e global. 

Contra todas as expectativas, o Geoparque Açores não foi um dos seleccionados. Recorde-se que, na sua passagem pelo arquipélago a missão de avaliação fez uma análise muito positiva do geoparque açoriano. Durante a conferência, o projecto dos Açores foi, de resto, bastante elogiado pelos restantes conferencistas.

 De acordo com o presidente do Geoparque Açores, que reuniu com o coordenador da rede, não houve, no entanto, rejeição da candidatura. Nikolas Zouros explicou a José Leonardo Silva que o Geoparque Açores é o primeiro que engloba todo o arquipélago e a descontinuidade territorial levantou questões adicionais ao comité que selecciona os geoparques.

Assim sendo, serão solicitadas novas informações ao geoparque açoriano, que tem assim possibilidade de ingressar na rede ainda antes da próxima conferência anual, numa reunião que decorrerá em Paris no próximo mês de Março.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO