Governo dos Açores acompanha emergência de saúde pública relativa ao Coronavírus (2019-nCoV)

0
53
DR

O Governo dos Açores está a acompanhar a situação do surto de pneumonia pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), na sequência da declaração de emergência de saúde pública de âmbito internacional feita quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde.

As autoridades de saúde pública e os parceiros do Sistema de Proteção Civil estão em estreita articulação com vista à proteção da saúde pública na Região.

Em Portugal, não há casos suspeitos.

A Direção Regional da Saúde acompanha a situação, em articulação com a Direção-Geral da Saúde, e reforça as recomendações previamente emitidas.

As recomendações para viajantes são as seguintes:

– Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;

– Evitar contacto próximo com pessoas com sinais de sintomas de infeções respiratórias agudas;

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;

– Evitar contacto com animais;

– Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, sempre com lenço de papel ou com o braço e nunca com as mãos, e deitar o lenço de papel no lixo;

– Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;

– No regresso, os viajantes com história de viagem ou permanência nas áreas afetadas nos últimos 14 dias que apresentarem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, devem, antes de procurarem os serviços de saúde, ligar para a linha Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, um serviço que está preparado para orientar e esclarecer o viajante e a população.

Os profissionais da linha Saúde Açores têm a formação e a informação necessárias para prestar o melhor aconselhamento de acordo com a situação.

Ao longo do dia, a Direção Regional da Saúde atualizará as orientações dirigidas aos profissionais de saúde para prevenção e controlo da infeção pelo novo coronavírus (2019-ncov).

A Direção Regional da Saúde garante a atualização constante da informação através do Portal do Governo dos Açores, em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-drs/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO