Governo dos Açores apoia setor agrícola da ilha do Pico

0
8
DR

O Governo dos Açores, reunido em Conselho de Governo, na recente visita estatutária à ilha do Pico, decidiu apoiar o setor agrícola em diversas valências, anunciou hoje o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Berto Messias, que apresentava as conclusões do Conselho de Governo, em São Roque do Pico, adiantou que o Executivo deliberou “apoiar a Associação de Agricultores da Ilha do Pico até 75 mil euros”, verba destinada à “prestação de serviços de aconselhamento técnico e de gestão aos seus associados”.

Igualmente apoiada será a Cooperativa Verd’Atlântico, num “valor até 150 mil euros”, com o objetivo de “implementar procedimentos no âmbito da gestão e segurança alimentar e do referencial de produção em modo biológico”, bem como na “melhoria das instalações da sala de desmancha e no desenvolvimento de uma imagem e embalagens para novos produtos”.

Ainda no setor agropecuário, o Governo dos Açores decidiu “criar um grupo de trabalho constituído pelas secretarias regionais da Energia, Ambiente e Turismo e da Agricultura e Florestas, pela IROA S.A., pela EDA – Eletricidade dos Açores e pela Câmara Municipal das Lajes do Pico”, com o objetivo de “avaliar o desenvolvimento de um projeto para o aproveitamento da Lagoa do Paúl, no fornecimento de água à atividade agropecuária, mas também à população”, visando ainda estudar a viabilidade do eventual aproveitamento para produção de energia através de fontes renováveis.

O Executivo decidiu, igualmente, avançar com os procedimentos de beneficiação de três caminhos rurais e florestais, concretamente “o caminho rural do Arrife, com uma extensão de quase 10 quilómetros, e o caminho florestal da Ferradura, com uma extensão de três quilómetros”, ambos no concelho das Lajes do Pico, bem como o “caminho florestal do Pico da Urze, com uma extensão de oito quilómetros, no concelho da Madalena”.

No âmbito das infraestruturas portuárias, o Executivo deliberou “avançar com um estudo sobre o reordenamento do Porto das Lajes do Pico, avaliando as suas várias valências, a sua conciliação com o meio envolvente e a sua organização, de forma a garantir maior capacidade de potenciar as pescas e as atividades marítimo-turísticas”.

“No apoio à educação, o Governo decidiu analisar a construção de um parque de estacionamento junto à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico”, realçou Berto Messias.

Investimentos nos miradouros da Cascalheira, na Estrada Regional n.º2-2.ª, nas Lajes do Pico, e no miradouro do Planalto Central, na Madalena, e a comparticipação das obras de requalificação da Praça do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, em cerca de 60 mil euros, foram alguns investimentos aprovados pelo Conselho de Governo.

Apoios à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines, à Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, à Delegação da ilha do Pico da instituição Raríssimas, ao Pico Automóvel Clube para a realização do VIII Pico Play Auto Açoreana Rali, à Associação dos Amigos do Canal para apoiar a motorização e a navegabilidade da lancha ‘Espalamaca’ foram outras das medidas decididas nesta visita estatutária do Governo dos Açores à ilha do Pico.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO