Governo dos Açores cria Centro de Emergência COVID-19 no Centro de Saúde da Ribeira Grande

0
28

O Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Solidariedade Social e dos Transportes e Obras Públicas, montou um centro de emergência no Centro de Saúde da Ribeira Grande, no âmbito da pandemia de COVID-19.

Este espaço, que fica imediatamente disponível, tem capacidade para acolher doentes internados em unidade hospitalar e/ou outras situações que se venham a justificar, de modo a aumentar o número de quartos e camas disponíveis em unidades hospitalares e reforçar a rede de respostas formais, no âmbito daquela pandemia.

O Centro de Emergência resultou da reabilitação de uma ala do Centro de Saúde da Ribeira Grande que se encontrava inativa, com uma área de intervenção de 261 m2, que permitiu disponibilizar 22 novas camas, com possibilidade de alargar para 29.

Este trabalho resultou de uma parceria da Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, e da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações.

Foram, assim, disponibilizados sete quartos com três camas, com 30 m2 cada, um quarto de isolamento com 16 m2 e uma sala de enfermagem e receção com 35 m2, através de uma intervenção de reabilitação do espaço e da aquisição de 10 camas hospitalares elétricas e sete televisores, de modo a que este espaço responda da melhor forma às efetivas necessidades dos futuros utentes e seja o mais funcional e acolhedor possível.

A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e a Casa do Povo das Capelas também disponibilizaram quatro e duas camas articuladas, respetivamente, para apetrechamento desta nova resposta, demonstrando a solidariedade, sentido de coresponsabilização, parceria e compromisso da rede alargada de suporte social.

O Governo dos Açores dará seguimento a outras intervenções da mesma natureza nas ilhas de São Miguel e Terceira.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO