Horta no Clube das Mais Belas Baías do Mundo

0
26

 Baía faialense integra clube para já durante um ano, enquanto decorre o processo de consagração que tornará o galardão permanente

A Baía da Horta integra desde a passada semana o Clube das Mais Belas Baías do Mundo. A candidatura foi formalizada em Fevereiro de 2010, e, depois do último congresso mundial, que decorreu em Toubacouta, no Senegal, a baía faialense integrou o clube.

O presidente da Câmara Municipal da Horta apresentou hoje no Faial a candidatura formal, depois de o ter feito no Senegal, no dia 26 de Maio. João Castro apresentou as linhas gerais da candidatura faialense, que se centraram no papel da Baía da Horta na história mundial em diversos momentos, com destaque para a sua importância nos dias de hoje no que à vela de cruzeiro diz respeito. A candidatura quis também ressalvar a realidade arquipelágica e a abrangência geográfica em torno da Baía da Horta, apresentando no Senegal as cinco ilhas do Grupo Central, através de um vídeo concebido pela ART que foi adaptado pela autarquia para esta finalidade.

Para João Castro (NA FOTO), o facto da Horta incluir o Clube das Mais Belas Marinas do Mundo, a par de outras distinções que o Faial tem vindo a receber, como o Galardão QualityCoast ou o prémio Éden atribuído ao Parque Natural, é mais uma “certificação externa” que atesta, a nível internacional, a qualidade ambiental e a sustentabilidade da ilha, o que pode ser um importante chamariz em termos turísticos.

Neste momento existem 37 baías no Clube, cinco das quais foram consagradas no último congresso. A Horta é a segunda baía portuguesa a integrar o grupo, tendo sido precedida da Baía de Setúbal que, de resto, foi a responsável pelo acompanhamento do processo de candidatura da baía faialense.

Agora, durante o próximo ano a candidatura faialense será acompanhada pelo Clube, que enviará responsáveis para várias visitas à Baía, de modo a que, daqui a um ano, a Horta possa efectivamente juntar-se às restantes 37 baías.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à UNESCO, que foi criada em 1997. Actualmente, integra baías de 25 países diferentes. A candidatura faialense foi uma iniciativa da Comissão Náutica Municipal da Horta.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO