Início Notícias Regional Juntas de Freguesia dos Açores precisam de recursos humanos para assegurarem serviços...

Juntas de Freguesia dos Açores precisam de recursos humanos para assegurarem serviços públicos, afirma Sandra Dias Faria

0
82

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS Açores alertaram, esta sexta-feira, para o facto de as Juntas de Freguesia da Região necessitarem de um quadro de recursos humanos que possa garantir o cumprimento do serviço público a que está destinado, matéria para a qual o GPPS irá apresentar, durante a próxima semana, um projeto de resolução.

Numa visita dos deputados socialistas à freguesia das Setes Cidades, a vice-presidente do GPPS, Sandra Dias Faria, alertou para a “inércia” do Governo dos Açores que, se não intervir atempadamente nesta questão, “o próprio executivo local não tem os recursos humanos necessários para o fazer”.

“Recordo, a título de exemplo, que na freguesia das Sete Cidades são, atualmente, 12 as pessoas que se encontram em programas ocupacionais, mas que, a breve trecho, não sendo renovados, ficarão reduzidos a muito menos, até que não havendo outras alternativas possam mesmo esgotar”, isto numa freguesia que, em termos populacionais, ronda os 700 habitantes, conforme referiu a parlamentar.

“Não podemos ter apenas em conta a dimensão da população, mas também a extensão territorial e o cartaz turístico que esta representa”, disse.

Factos que, segundo Sandra Dias Faria, só vêm reforçar a importância da aprovação da proposta de projeto de resolução que o Partido Socialista apresenta.

“A proposta de projeto de resolução que o PS apresentará no parlamento Açoriano dá ferramentas ao Governo Regional para que este possa reforçar os seus meios de forma que as freguesias tenham recursos para fazer aquela que é a sua missão diária, de manutenção dos espaços”, explicou.

A vice-presidente da bancada socialista no parlamento açoriano sublinhou que, tal como já tinha sido recomendado pelo Partido Socialista, “esta semana foi assumido pela senhora Secretária Regional da Educação a renovação dos contratos dos colaboradores abrangidos por programas ocupacionais como solução, até que outras alternativas sejam dadas, no caso, para as escolas”.

Assim sendo, conclui Sandra Dias Faria, é de esperar, isto se o Governo Regional agir de forma consistente, que o projeto de resolução do PS Açores seja aprovado e que “possam também ser dadas as mesmas oportunidades e os mesmos recursos às Juntas de Freguesia de forma a conseguirem manter a sua atividade”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!