marca faialense PUTU vai além-fronteiras

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A PUTU é uma marca açoriana, da ilha do Faial, criada em Outubro de 2012 por Ana Correia.

Segundo a própria, o surgimento da marca foi pouco premeditado, tendo-se iniciado quando ficou desempregada. “Uma amiga e proprietária da Pomar do Atlântico, no Mercado Municipal, per- guntou-me se eu não tinha nada para vender na loja dela que desse uma boa prenda de Natal e que fosse de baixo custo. Lembrei-me que tinha uma máquina de costura por estrear há uns tempos e tinha visto recentemente uma partilha no facebook com um tutorial sobre ‘como fazer um lenço tubular’, daqueles sem pontas, aos quais agora chamo golas duplas. Disse-lhe que andava com ideias de experimentar fazer um para mim e, se resultasse, poderia fazer-lhe alguns. Assim foi”, explica.

Após iniciar a venda dos seus produ- tos nesta loja, começou a disponibilizá- los também online, via facebook, uma vez que o stock podia ser facilmente gerido simultaneamente nestes dois pontos de venda. As vendas resultaram nos dois lados e a ideia foi avançando de forma mais acelerada do que estava à espera.

No início de 2013, devido ao reduzido espaço em sua casa, abriu uma loja no ninho de empresas da Adeliaçor. “Isso permitiu-me produzir muito mais, dar muito mais resposta às solicitações e, por outro lado, ter um espaço dispo- nível para que as pessoas pudessem lá ir ver e até escolher os tecidos que eu tinha disponíveis para fazer a sua peça” afirma Ana.

Há pouco mais de um ano atrás criou então o meuputu.com, site onde atual- mente se pode efetuar compras em toda a parte do planeta. Entretanto a PUTU também já está disponível nalgumas lojas, no continente e em Ponta Delgada.

Quanto ao nome de PUTU para a marca, a proprietária considera que jus- tifica o conceito, Peça Única, Tamanho Único. Já no que diz respeito ao concei- to, Ana Correia confessa que foi uma maneira de resolver alguns problemas que poderiam surgir, como a desconti- nuidade dos tecidos. “Por outro lado, é sempre confortável para o cliente saber que adquire uma peça exclusiva. Fá-lo sentir bem! São só vantagens na peça única”, destaca.

A criadora da marca apenas diferen- cia as crianças, da mulher e do homem, mas dentro dessas três categorias, o tamanho é sempre o mesmo. “Claro que assim só posso produzir modelos que resultem sempre em tamanho único.

Mas evitam-se os problemas do “ficou grande, ficou pequeno, dá para ajustar ou fazer arranjos”, que principalmente em vendas online, seria muito compli- cado”, sublinha.

Na PUTU inicialmente só se vendiam golas simples (apenas uma gola no pescoço), golas duplas (duas golas no pescoço) e golas com capuz. Entretanto, para as crianças, foi criada a PUTUzito, com golas simples, golas capuz e mantas de bebé.

No verão passado começou-se a vender boleros, que como são um artigo para o calor, voltarão este ano. As fai- xas multifunções foram o último produto idealizado, que surgiu de sobras de tecido.

“O feedback tem sido muito bom. E é com entusiasmo que recebo as ideias e sugestões novas. O conceito tem agra- dado e a forma como a marca tem crescido, dando um passo de cada vez, faz- me acreditar que tem pernas para andar”, frisa Ana.

Como apoios “tenho tido, quase desde o início, o do Centro Regional de Apoio ao Artesanato o que pode, pontualmente, fazer a diferença quando se pensa em situações que visam impulsionar a visibilidade da marca, enquanto produto artesanal”. A amiga Alexandra Rosa e a sua mãe também são um seu ombro direito em alturas mais concorridas.

Quando se fala em diferenciação do restante mercado, a detentora da marca salienta que “a PUTU se valoriza por ser artesanal e produzir peças únicas, num mundo com demasiada produção em massa”.

No que diz respeito a expetativas futuras, “espero que a PUTU cresça com passos “à medida das pernas.Este ano espero conseguir ter a marca presente em mais feiras e conseguir ter mais algumas lojas como clientes, para conseguir expandir a marca a mais compradores online. Também está presente a ideia de ter colecções dirigidas a públicos-alvo restritos. No ano passado isso aconteceu no campeonato mundial de surf, por exemplo, e foi uma boa experiência”, conclui.

Para adquirir alguma peça da PUTU na ilha do Faial poderá fazê-lo diretamente no atelier que fica na Adeliaçor, junto à antiga fábrica do peixe, e na loja Pomar do Atlântico. Mas se não se encontrar na ilha, pode sempre efetuar uma encomenda online, através do facebook, ou do site, visto que mandam por correios, já tendo havido mesmo encomendas realizadas dos mais varia- dos países da Europa e dos Estados Unidos. 

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