Museu de Angra do Heroísmo promove conferência sobre “Os Instrumentos Haupt”

0
18
DR/GaCS

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 20 de março, pelas 15h00, a realização de uma palestra intitulada “Os Instrumentos Haupt e o Museu de Angra do Heroísmo”, por Alexandre Andrade.

A iniciativa integra o ciclo de conferências Museu de Ouro, com o qual a instituição assinala o 70.º aniversario, convidando especialistas a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do seu acervo.

Alexandre Andrade abordará o clarinete de Ernesto Frederico Haupt, da coleção do Museu de Angra do Heroísmo, partindo do referencial organológico dos instrumentos da Casa Haupt localizados ao longo das últimas décadas em coleções publicas e privadas em Portugal, França e EUA.

O contributo da família Haupt para a historiografia musical portuguesa foi determinante a partir da chegada a Lisboa, em 1753, de Frederich Haupt.

A Casa Haupt, em atividade até finais do séc. XIX, alcançou grande impacto no mercado interno na primeira metade de oitocentos, destacando-se da sua linha de produção a flauta, o flautim e o clarinete, bem como o oboé, o fagote e o corne-inglês.

A conferência será seguida de um recital de música barroca, de entrada livre, com Alexandre Andrade na flauta ‘traversa’, Gustaaf van Manen no cravo e Orest Grytsyuk no violoncelo, como convidado especial.

Alexandre Andrade é professor auxiliar do Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget de Viseu, professor convidado da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal da Baía, no Brasil, e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO